O árbitro Marcelo Prieto Alfieri, que apitou a partida entre Corinthians e Botafogo-SP neste sábado, na Arena Corinthians, com vitória do Timão por 2 a 1, está afastado por tempo indeterminado do quadro de árbitros da Série A1 do Campeonato Paulista.
Em entrevista ao GloboEsporte.com, o presidente da Comissão de arbitragem da Federação Paulista de Futebol, Coronel Marcos Marinho, afirmou que Alfieri "não foi feliz" e passará por um período de reciclagem, sendo impedido de atuar em partidas da primeira divisão do estadual.
- Evidente que ele não foi feliz na partida. A arbitragem não foi aquela que desejamos. Sempre há consequências. Ele, a priori, está afastado da Série A1, será submetido a instruções e observado em outras competições para analisarmos se ele poderá retornar à Série A1 - comentou Marinho.
Dois lances pontuais e determinantes foram cruciais para o afastamento, segundo Marinho: o pênalti marcado no primeiro tempo, no lance entre o atacante Guerrero e o lateral-esquerdo Dênis, e o arremesso lateral que originou o gol de empate do Botafogo, na segunda etapa.
- O primeiro pênalti, para mim, não existiu. Ele se equivocou completamente. E no lance do gol do Botafogo, ele aponta o lateral para um lado (para o Corinthians) e deixa o lance correr (com o Botafogo). Ele deveria ter mostrado o lado correto, mas deixou o lance correr.
Isso está fora dos procedimentos. Embora tenha existido uma discordância com o auxiliar, é ele quem define - declarou.
O segundo pênalti favorável ao Corinthians, aos 48 da segunda etapa, Marinho considerou a marcação correta. A falta do lateral-direito Edilson em cima do atacante Wesley, do Botafogo, Marinho considerou o procedimento normal.
- Ele pode prosseguir com o lance e mostrar o cartão depois, com o jogo parado. Ele poderia ter dado cartão vermelho, mas o amarelo foi uma interpretação dele. Ele não entendeu como agressão - finalizou Marinho.