Não foi apenas o presidente do Botafogo-SP, Rodrigo Barizza, quem achou erradas as marcações do árbitro Marcelo Prieto Alfieri nos dois pênaltis que originaram os gols da vitória do Corinthians por 2 a 1. O comentarista do SporTV Carlos Alberto Torres concordou que a marcação do primeiro penal foi equivocada, mas acabou convencido por Ricardo Rocha que houve a falta no segundo. E defende uma profunda mudança na arbitragem brasileira (assista ao vídeo).
- O problema é que todo mundo fala que tem que reformular o futebol brasileiro. Tem que começar com os juízes. Eu não conheço nenhum juiz hoje em dia que apite legal. O cara tem que interpretar direito o que está escrito lá. Isso aí não é pênalti nunca. Isso acaba com um trabalho. O clube pequeno já tem dificuldade, quando os caras apresentam um bom trabalho, procura-se fazer um bom time, aí vem um juiz e coloca tudo a perder - avaliou Carlos Alberto.
A primeira polêmica aconteceu aos 41 do primeiro tempo, quando o jogo ainda estava 0 a 0. Denis dividiu com o atacante Paolo Guerrero dentro da área, e o juiz marcou pênalti. Os jogadores do Botafogo reclamaram bastante. Na cobrança, Fábio Santos abriu o placar. Para o comentarista Edinho, o zagueiro botafoguense estava mal posicionado, mas não fez a falta.
- É um lance normal de jogo. O goleiro tirou, o zagueiro estava mal posicionado, só colocou o corpo e no meu modo de ver não teve nada. Lógico que o zagueiro estava mal posicionado, deveria estar na frente do Guerrero - disse.
Já o comentarista Ricardo Rocha, além de também concordar que não houve falta, ainda criticou o atacante Guerrero por ter "simulado" ao colocar a mão na cabeça. Para o ex-jogador, isso é uma falta de respeito com o público e precisa acabar no futebol brasileiro.
O segundo lance que gerou muita discórdia foi bem no finalzinho da partida, aos 48 do segundo tempo. Novamente o peruano Guerrero esteve envolvido no lance, mas dessa vez a dividida foi com Eli Sabiá. Ricardo Rocha ponderou que o corintiano teve sua camisa puxada quando tentou subir para cabecear. Carlos Alberto Torres acabou concordando com a avaliação do colega.
- Há um cruzamento e ele segura a camisa do Guerrero - observou Ricardo Rocha.
O gol do Botafogo-SP, que aconteceu no primeiro minuto do segundo tempo, também teve polêmica. Após assinalar arremesso lateral para o Corinthians, o árbitro Marcelo Prieto deixou o jogo seguir mesmo com o time de Ribeirão Preto fazendo a cobrança. Após a cobrança de outro lateral, dessa vez corretamente marcado para a equipe de Ribeirão Preto, Rodrigo colocou a bola nas redes.
Após o conturbado jogo, o Timão dá uma pausa no Campeonato Paulista e volta as atenções para a Taça Libertadores da América. Na quarta-feira, o Corinthians recebe o São Paulo em seu estádio para um histórico - e inédito - encontro entre os dois rivais na competição. O jogo acontece às 22h (de Brasília), mas o SporTV inicia sua cobertura uma hora antes com todos os detalhes da partida.