15/2/2015 10:29
Há 75 anos o Corinthians, pela primeira vez, era campeão do Rio-São Paulo
Um dos maiores vencedores do torneio com cinco títulos, o Timão comemora neste domingo (15) 75 anos da primeira conquista.
Em 1950, ocorria a terceira edição do torneio de futebol interestadual de pontos corridos, da qual participavam oito equipes: Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Portuguesa, Fluminense, Flamengo, Vasco da Gama e Botafogo. Os jogos aconteceram apenas em dois estádios: Pacaembu e São Januário.
O alvinegro paulista se sagrou campeão com uma campanha de cinco vitórias, um empate e uma derrota. O Timão ainda teve o artilheiro da competição: Baltazar, com nove gols.
A estreia no campeonato não foi das melhores. O Timão perdeu para o Flamengo. No entanto, a equipe não se abateu e em seguida goleou o São Paulo por 4 a 1. A goleada deu início à série de vitórias que levariam o Corinthians ao título: Palmeiras (3 X 2), Vasco da Gama (2 X 1), Fluminense (3 X 1), Portuguesa (5 X 3). Na última rodada, no dia 15 de fevereiro daquele ano, bastou um empate contra o Botafogo (1 X 1) para levantar a taça. No jogo decisivo, o gol corinthiano foi marcado por Noronha.
Após a conquista, o Alvinegro ainda se tornaria campeão nas edições de 1953, 1954 e 1966. Em 1967 o torneio viria a ser ampliado em caráter nacional para Torneio Roberto Gomes Pedrosa ou Robertão. Em 1993 voltaria ao formato original e teria sua última edição no ano de 2002, em que o Corinthians iria se tornar pentacampeão.
FICHA TÉCNICA
Corinthians 1 X 1 Botafogo-RJ
Torneio Rio São Paulo 1950
Data: Quarta-feira, 15/02/1950
Estádio: Pacaembu
Cidade: São Paulo (SP)
Árbitro: Harry Rowley (Inglaterra)
Renda: Cr$ 720, 015,00
Corinthians: Bino, Newton e Belfare; Idário, Touguinha e Hélio; Cláudio, Luizinho, Baltazar, Nelsinho (Edélcio) e Noronha.
Técnicos: Christino Calaf e Manoel dos Santos
Gols: Noronha 2 min e Otávio 40 min do 2º tempo
VEJA TAMBÉM
- DE SAÍDA? Após sondagens, Pedro Henrique define seu futuro no Corinthians
- REFORÇO DE PESO! João Schmidt negocia saída do Santos e Corinthians surge como destino
- Augusto Melo surpreendido por apoio de elenco no Corinthians: segunda democracia
46320 visitas - Fonte: Agência Corinthians
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas