Ele já despertava simpatia fora de campo pela personalidade brincalhona, enturmando-se com os novos colegas de Corinthians desde o primeiro dia de clube. Depois, chamou a atenção do técnico Tite nos treinamentos de início de temporada, e entrou bem nos primeiros amistosos.
E por fim, em seu primeiro clássico contra o Palmeiras, uma exibição atrevida, com dribles, chutes e uma arrancada espetacular que quase terminou em golaço. Já é possível cravar: o colombiano Stiven Mendoza é o novo xodó alvinegro.
O atacante de 22 anos foi contratado junto ao Chennaiyin, da Índia, onde foi comandado pelo ex-zagueiro italiano Marco Materazzi. Desconhecido no Brasil, ele ainda dá seus primeiros passos para conquistar uma das torcidas mais exigentes do País, e espera estar em campo nesta quarta-feira em seu país natal contra o Once Caldas, em Manizales, em duelo de volta válido pela Pré-Libertadores.
"É uma motivação muito boa (jogar em seu país). Colombiano trabalha para ir para o exterior. Poder vir aqui e mostrar meu futebol contra um clube colombiano é muita motivação. Estou esperando que possa jogar, quem sabe iniciar, para mostrar meu futebol", disse Mendoza.
É interessante que ele fale em "mostrar seu futebol" para um país no qual ele iniciou a carreira e jogou quatro temporadas de futebol profissional. Acontece que, na Colômbia, Mendoza realmente não é muito conhecido. A imprensa local não tem grandes recordações das passagens do jogador por Envigado, América de Cali, Cúcuta e Deportivo Cali. No primeiro treino do Corinthians em Manizales, o atacante mal recebeu atenção – o ex-volante Freddy Rincón, que atualmente trabalha como comentarista esportivo, foi quem concentrou todo o assédio do público e da mídia.
Mas Mendoza não liga para a falta de holofotes, mesmo após o ótimo clássico contra o Palmeiras – ele foi até comparado ao velocista jamaicano Usain Bolt em piadas na internet depois da partida. "Eu vi as redes sociais. Fiquei muito feliz que os torcedores do Corinthians estejam reconhecendo o meu trabalho. Pontos, não sei quanto ganhei. Estou apenas começando, estou tranquilo, sei o que posso dar. O mais importante é ter muita vontade", desconversou.
Mendoza se enturmou rapidamente com os colegas de Corinthians e espera sair jogando na quarta
Se Stiven se consolidará como jogador querido pela torcida ou será só um sucesso passageiro, ainda é muito cedo para dizer. Mas a comissão técnica do Corinthians está empolgada com o jogador, que pode fazer a função de atacante, ponta e até lateral esquerdo, posição que já exerceu ao longo da carreira. As características de Mendoza, de força, velocidade e definição, são únicas no elenco alvinegro. Como disse seu ex-técnico Materazzi, o arranque do colombiano é "fora de série".
"Sou atrevido, um jogador rápido. Gosto de ir para frente, encarar o marcador. Sempre tenho isso na cabeça, apostar no meu jogo para a equipe", definiu-se Mendoza. Se Tite precisar de velocidade e muita disposição, seja na lateral ou no ataque, o recém-chegado está pronto e louco para jogar. E pelo que mostrou até agora, contando com a bênção da torcida.