6/2/2015 12:42

Há 60 anos, o Corinthians conquistava o título do IV Centenário

Título marcou a história do clube do Parque São Jorge

Há 60 anos, o Corinthians conquistava o título do IV Centenário
O Corinthians comemora nesta sexta-feira (06) o aniversário de 60 anos do título do IV Centenário da cidade de São Paulo, um dos mais marcantes da história do Timão. A conquista faz parte de um dos períodos mais gloriosos da história do clube do Parque São Jorge, com três títulos paulistas (51, 52 e 54) e três do Rio-São Paulo (50, 53 e 54). Consagrou uma geração de ídolos, liderada por Luizinho, Cláudio, Baltazar, Gylmar e Roberto. Criou de vez uma mística sobre Oswaldo Brandão, técnico que mais treinou o Corinthians na história, com 435 jogos.

Ano do quarto centenário desde a fundação da cidade de São Paulo, o Campeonato Paulista de 1954 -- que terminou em 1955 -- era muito desejado por todos os clubes. A conquista permaneceu como a mais importante do Corinthians por pelo menos mais 23 anos. Afinal, marcou justamente o inicio do jejum de quase 23 anos sem títulos, encerrado com o gol de Basílio, diante da Ponte Preta, em 1977.

O jogo que decidiu a competição aconteceu em 06 de fevereiro de 1955, no Pacaembu, com mais de 50 mil torcedores. O Corinthians enfrentava o seu maior rival, o Palmeiras, precisando apenas de um empate para conquistar o título. A equipe do Palestra Itália precisava vencer e ainda torcer por uma vitória do São Paulo contra o Timão na última rodada. O Corinthians fechou a campanha com 26 jogos, sendo 18 vitórias, 6 empates e 2 derrotas. O ataque anotou 55 gols e a defesa sofreu 25.

FICHA TÉCNICA DA PARTIDA DECISIVA

CORINTHIANS 1 X 1 PALMEIRAS
Campeonato Paulista 1954, IV Centenário da cidade de São Paulo

Data: 06/02/1955
Local: Estádio do Pacaembu - São Paulo (SP)
Árbitro: Esteban Marino (Uruguai)
Gols: Luizinho, aos 9 minutos do 1° tempo e Nei, aos 6 minutos do 2º tempo.

CORINTHIANS: Gilmar, Homero e Alan; Idário, Goiano e Roberto Belangero; Cláudio, Luizinho, Baltazar, Rafael e Simão. Técnico: Oswaldo Brandão

PALMEIRAS: Laércio, Manoelito e Cação; Nilo, Waldemar Fiúme e Dema; Liminha, Humberto, Nei, Jair Rosa Pinto e Rodrigues. Técnico: Aymoré Moreira


VEJA TAMBÉM
- Atacante leva cartão no intervalo após reclamar de Daronco e gera tensão em Cruzeiro x Corinthians
- Corinthians domina Cruzeiro no Mineirão, vence por 1 a 0 e abre vantagem na Copa do Brasil
- Yuri Alberto volta a sentir dores e vira dúvida no Corinthians para duelo decisivo da Copa do Brasil


6312 visitas - Fonte: Agência Corinthians

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade