A Federação Paulista de Futebol (FPF) determinou, após reunião, nesta quinta-feira, que o clássico entre Palmeiras e Corinthians, domingo, às 17h (horário de Brasília), na arena do Verdão, terá torcida única. Marcos Marinho, presidente da Comissão de Arbitragem da FPF, explica que a decisão é uma medida que visa atender recomendações do Ministério Público de São Paulo para evitar confrontos entre torcedores rivais, e esclarece que a princípio, só clássicos entre essas equipes terão torcida única (assista ao vídeo).
- É uma recomendação do Ministério Público de São Paulo, da promotoria do consumidor e do juizado criminal recomendando que nesta partida do Palmeiras com o Corinthians no próximo dia 8 seja feita com torcida única, ou seja, sem torcida visitante. Então houve essa recomendação. Houve um adendo a essa recomendação de que há uma contrapartida. Em caso de mandante o Corinthians, a torcida do Palmeiras também não deverá comparecer no estádio do Corinthians. Vai ser torcida única. E com base nessas recomendações, a Federação acabou aceitando porque há uma (recomendação) favorável pela Polícia Militar. Bem como do Juizado do Torcedor de São Paulo - disse.
O Coronel Marcos Marinho deixou claro que ainda não existe um entendimento para que os outros clássicos do Paulistão sejam sem torcida visitante, mas que existirá uma discussão sobre o assunto futuramente.
- A princípio nesse clássico e no futuro clássico Corinthians x Palmeiras. A gente vai analisar. É uma experiência nova para todo mundo e vamos ver como vai ocorrer isso. Talvez vamos discutir mais para frente, jogo a jogo qual a posição. Existe a posição do Ministério Público, da Polícia Militar. A posição da Federação é que haja sempre torcida visitante. Não somos favoráveis à torcida única. Mas temos que atender às recomendações que são feitas pelas autoridades - afirmou
O presidente da Comissão de Arbitragem também respondeu se o possível confronto entre São Paulo e Corinthians pela fase de grupos da Libertadores pode sofrer o mesmo tratamento e também ser disputador com torcida única.
- A princípio ainda não. Vamos analisar os prós e contras, vamos ouvir as autoridades, o Ministério Público. Mas a principio a recomendação é só para Palmeiras e Corinthians e futuramente o jogo do Corinthians contra o Palmeiras. Outros clássico a gente vai analisar jogo a jogo, situação a situação - concluiu.
Na noite de quinta-feira, o Corinthians divulgou nota, onde afirma que buscará na Justiça o direito de ter seus torcedores no clássico contra o Palmeiras, no próximo domingo.