Depois de um mês de treinamentos para recuperar a forma, o volante Cristian deve ser a principal novidade do Corinthians para o clássico contra o Palmeiras, neste domingo, na arena do rival, às 17h, pelo Campeonato Paulista. A tendência é de que o jogador fique como uma das opções do técnico Tite para o banco de reservas.
O treinador cogitava escalar reservas na partida pela preocupação com a Taça Libertadores, mas a goleada por 4 a 0 sobre o Once Caldas encaminhou a classificação para a fase de grupos e deixou uma dúvida na cabeça do técnico. A decisão será tomada nesta sexta-feira após uma conversa com diretoria e comissão.
Cristian não atua desde maio de 2014, quando rescindiu contrato com o Fenerbahce, da Turquia. Ele se apresentou ao Corinthians no dia 5 de janeiro muito abaixo fisicamente e ainda precisando de um tratamento intensivo para combater uma pubalgia. Por isso, ficou fora dos três amistosos realizados.
Para evitar lesões, Cristian passou a entrar gradativamente nos treinamentos. Nos últimos dias, realizou atividades mais intensas com bola e agradou Tite e o departamento médico corintiano. Com isso, ganhou chances de aparecer na relação de jogadores para o clássico do fim de semana.
O tempo que precisou para recuperar a forma fez Cristian se afastar da disputa por uma vaga de titular. Tite vem mantendo a formação que considera ideal desde o início da pré-temporada – só trocou Lodeiro, negociado com o Boca Juniors, por Jadson. E deu resultado. Nas duas partidas oficiais, foram sete gols marcados e nenhum sofrido.
Apesar disso, o meio-campista tem condições de brigar por um lugar em praticamente todos os setores do meio de campo. Primeiro volante na passagem inicial pelo Timão, o jogador virou um armador na Turquia. Hoje, os titulares são Ralf, Elias, Renato Augusto e Jadson.