O Corinthians encaminhou a classificação para a fase de grupos da Libertadores ao vencer o Once Caldas por 4 a 0, nesta quarta-feira, na Arena Corinthians, resultado que dá tranquilidade maior especialmente pelos desfalques que terá no jogo de volta, na Colômbia, após as expulsões de Guerrero e Fábio Santos. O peruano levou o vermelho ainda no primeiro tempo, quando o Timão vencia por 1 a 0, após acertar o adversário com o braço.
Apesar de o atacante ter reclamado da arbitragem, e garantido que não quis acertar o rival, o comentarista Maurício Noriega acredita que houve intenção e concordou com o árbitro Patrício Loustau.
- A câmera mostra a expressão do rosto do Guerrero quando ele faz o movimento com o braço esquerdo. Ele deu com gosto, deu querendo dar, já xingando o Perez. Ficou muito claro que ele teve a intenção, ele deu sabendo o que estava fazendo. Já tinha tentado com o braço direito, quando caiu, e depois completou com o esquerdo - analisou.
O lance aconteceu aos 26 minutos do primeiro tempo, quando o Corinthians vencia por 1 a 0 após ter aberto o placar logo aos 30 segundos, com Emerson Sheik. Após uma dividida com Perez, Guerrero e o adversário se estranharam na queda. O corintiano levou vermelho após acertar o rosto de Perez, que foi punido com amarelo. O ex-jogador Belletti também viu intenção e acredita que Guerrero quis "soltar o braço" na jogada.
- O Guerrero foi muito bem expulso. Soltou (o braço). Ele fez bem a proteção quando subiu para cabecear, mas na hora que abre o braço atinge o adversário, o árbitro viu e expulsou bem. Foi merecido - disse.
Apesar do Corinthians ter ampliado a vantagem aos nove minutos da segunda etapa, Noriega diz que o time poderia ter se complicado após a saída do peruano. Para o comentarista, o Timão melhorou depois da expulsão de Luiz Murilo, aos 24 da etapa final, quando as duas equipes passaram a ter 10 jogadores em campo - Fábio Santos foi expulso aos 45 do segundo tempo.
- Se fosse uma equipe melhor o Corinthians teria mais problemas porque estava jogando muito mal - afirmou.
Elias fez o terceiro, aos 25, e Fagner fechou a goleada, aos 33. Com o resultado, o Timão leva uma ótima vantagem para o jogo de volta, quarta-feira, na Colômbia. O Once Caldas só leva a vaga se vencer por cinco gols de diferença. Se fizer 4 a 0, a disputa será nos pênaltis. Qualquer outro resultado é do Timão.
Guerrero e Perez subiram para uma dividida e se estranharam no momento da queda
Guerrero acerta rosto do adversário e leva cartão vermelho, ainda no primeiro tempo
Guerrero foi expulso por árbitro argentino e, depois do jogo, acusou adversário de simulação