Convidado do "Arena SporTV" de segunda-feira, Elias falou sobre a expectativa dos jogadores para enfrentarem o Once Caldas, da Colômbia, na primeira fase da Copa Libertadores. O primeiro jogo, marcado para quarta-feira, na Arena Corinthians, será um dos mais importantes do ano, já que será fundamental para definir a vida do Timão na competição - a volta está marcada para o dia 11, em Manizales.
Por conta da eliminação diante do Deportes Tolima, em 2011, na primeira fase da competição sul-americana, o Corinthians vive um clima de alerta. Já fora da equipe na ocasião, Elias diz que o maior temor por uma nova queda fica com o torcedor. Mas admite que, antes do sorteio dos jogos da competição, um companheiro lembrou do vergonhoso episódio de anos atrás.
- É mais o torcedor que tem esse trauma. Mas até os próprios jogadores têm um pouquinho ainda. Estava conversando com o Fábio Santos antes sorteio e ele falou: "Só não quero pegar colombiano" (risos). Mas depois que pegou, ele vai trabalhar para enfrentar da melhor maneira.
Mas é mais pelo torcedor, que tem trauma, um pouco de ansiedade e vergonha, que acha que foi vergonhosa a eliminação, mas a gente está confiante, vai ser outro jogo.
Tivemos uma boa pré-temporada, cosia que não tiveram contra o Tolima. A equipe está subindo de produção. Naquela época o William tinha aposentado, eu tinha saído, Ronaldo estava quase aposentando, então esse ano vai ser diferente - destaca.
Vale lembrar que, pelo São Paulo, Fábio Santos foi eliminado pelo mesmo Once Caldas anos antes, em 2004, na fase semifinal. Experiente, Elias concorda que os colombianos têm um estilo de jogo "irresponsável" e que, por isso, é preciso estar organizado dentro de campo para não acabar sendo surpreendido.
- Temos de nos manter organizados, se cair na onda deles e desorganizar, acaba sofrendo. Joguei três partidas contra os colombianos, uma pela Seleção e duas pelo Corinthians, na Libertadores (2010). Eles são irresponsáveis, se cair na onda deles acaba perdendo o jogo.
De tão confiante, porém, Elias admite que já conversa com amigos sobre um dos adversários que o Timão pode pegar caso se classifique para a fase de Grupos, sendo integrante do Grupo 2: o próprio São Paulo.
- Para os amigos, a gente pensa (e fala) no jogo do São Paulo (risos). Só que sabemos que futebol a cada dia prega uma surpresas, então é focar no Once Caldas, serão duas partidas difíceis, mas estamos confiantes, fizemos uma boa pré-temporada. A confiança está em alta.
Elias confia na classificação do Corinthians para a fase de grupos