2/2/2015 13:54
Com aproveitamento superior a 60%, Timão inicia a 12ª participação em Libertadores
Das 11 vezes em que jogou o torneio sul-americano, o Corinthians foi campeão em 2012 e terminou entre os quatro primeiros em 2000
Nesta quarta-feira (04), o Corinthians iniciará a 12ª participação em Libertadores diante do Once Caldas, às 22h na Arena Corinthians. Perto de completar 100 jogos, o Timão tem aproveitamento de 60,6% na competição continental. Em 94 jogos de Libertadores, o Corinthians tem 50 vitórias, 21 empates e 23 derrotas, além de 167 gols marcados e 98 sofridos.
A primeira participação alvinegra foi em 1977, com a vaga conquistada por meio do vice-campeonato brasileiro no ano anterior. Estreando diante do Internacional, o Corinthians demorou apenas 15 minutos para fazer o primeiro gol na Libertadores, com o lateral Zé Maria. “Foi bonito, em uma jogada que saiu lá de trás e deslanchou após uma tabela com o Palhinha. Cheguei na cara do Manga e fiz ele cair, marcou na história”, definiu o "Zé da Fiel". A partida terminou empatada por 1 a 1 no estádio do Morumbi lotado, com mais de 88 mil pagantes.
Aquele ano marcaria também a primeira vitória do Corinthians na Libertadores, diante do El Nacional (EQU). No mesmo Morumbi da primeira partida, o Alvinegro venceu por 3 a 0, com gols de Cláudio Mineiro, Palhinha e Pérez (contra). O Timão acabou sendo eliminado na fase de grupos, com cinco pontos conquistados.
O Corinthians voltaria a participar da Libertadores apenas no início da década de 90. Em 1991, acabou eliminado nas oitavas de final para o Boca Juniors, após derrota na Argentina e empate no Brasil. Em 1996, o Timão terminou a fase de grupos na primeira colocação e eliminou o Espoli (EQU) nas oitavas de final, mas terminou eliminado pelo Grêmio nas oitavas de final.
Em 1999, o Corinthians iniciou mais uma participação como campeão brasileiro. Com boas atuações já na primeira fase, o time do Parque São Jorge acabou na primeira colocação do grupo 3, que ainda contava com Palmeiras, Cerro Porteño (PAR), Olímpia (PAR). Neste ano, impôs uma das 10 maiores goleadas da história da Libertadores: 8 a 2 sobre o Cerro Porteño no Pacaembu. Após eliminar o Jorge Wilstermann (BOL) nas oitavas de final, o Alvinegro caiu nas quartas de final contra o rival paulista.
O ano de 2000 seria a primeira vez que o Timão chegaria às semifinais. Novamente primeiro colocado na fase de grupos, o Corinthians eliminou Rosário Central (ARG) nas oitavas e Atlético-MG nas quartas, mas caiu nos pênaltis na fase seguinte, novamente contra o Palmeiras. Em 2003, 2006 e 2010, o Alvinegro se classificou em primeiro na fase de grupos, mas acabou eliminado nas oitavas de final nas três participações, para o River Plate (ARG) – nas duas primeiras – e para o Flamengo.
Após a eliminação para o Tolima (COL) em 2011 ainda na primeira fase, o Corinthians iniciou em 2012 a histórica campanha que culminou no título invicto. Primeiro colocado na fase de grupos, o Timão passou por Emelec (EQU), Vasco, Santos e Boca Juniors (ARG).
A última participação alvinegra na Copa Bridgestone Libertadores foi em 2013. Após terminar a fase de grupos na primeira colocação com 13 pontos, o Timão foi eliminado pelo mesmo rival da final no ano anterior, o Boca Juniors na fase de oitavas de final.
VEJA TAMBÉM
- CORINTHIANS EM FASE DE DECISÃO! Igor Coronado luta para provar seu valor e conquistar confiança em 2025!
- YURI ALBERTO VALORIZADO! Corinthians traça plano milionário para segurar o camisa 9 e afastar interesse europeu!
- POGBA NO CORINTHIANS! Entenda como a contratação pode LIMITAR o elenco no Brasileirão!
18975 visitas - Fonte: Agência Corinthians
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas