30/1/2015 15:38

'Efeito manada': escolas de idiomas se despedem do futebol brasileiro em 2015

'Efeito manada': escolas de idiomas se despedem do futebol brasileiro em 2015
Acabou no futebol brasileiro o intenso investimento de escolas de idiomas que começou em 2011 e se prolongou por quatro anos. A Fisk foi patrocinadora do Corinthians por este período, Yázigi e Wizard patrocinaram o São Paulo, a Minds Idiomas patrocinou Santos e Palmeiras, o CNA patrocinou o Santos, o Campeonato Brasileiro e vários Estaduais, a WiseUp patrocinou a Copa do Mundo, a PBF patrocina a Ponte Preta, e a Englishtown, para ter a seleção brasileira, a CBF. Só os dois últimos seguem em 2015.



Existe no esporte, assim como em outras indústrias, um efeito manada. Quando uma companha de determinado setor decide investir em tal novidade e tem sucesso, as concorrentes encontram um jeito de entrar no mesmo mercado. No caso de um segmento como o de escolas de idiomas, no qual há diversas marcas, algumas delas pertencentes à mesma empresa, porém nenhuma com capacidade de investimento para pegar todos os clubes e campeonatos, essa manada acontece de uma maneira mais difusa.



Os motivos das saídas variam. O Grupo Multi, dono de Yázigi e Wizard, foi vendido para o grupo Pearson por R$ 1,7 bilhão, e isso altera a rota de qualquer empresa. A Fisk queria permanecer nas mangas do Corinthians, mas não tinha condições financeiras de manter o pagamento de R$ 12 milhões anuais. A WiseUp investiu na Copa, a Copa acabou, e a empresa trocou diversos diretores. De novo, nova rota. É comum que investimentos sejam desfeitos. Passados um, dois, três anos, objetivos são alcançados, ou não, e novos são criados pela empresa. Nem sempre o esporte é o melhor caminho para atingi-los.



A coincidência foi que 2015 marcou a mudança de rota da maioria das escolas. Ao mesmo tempo acabaram os contratos de Fisk, CNA, Minds Idiomas. Meses antes, terminou o da WiseUp. Continuou a Englishtown com a seleção porque, atrasada, fechou seu patrocínio somente em novembro de 2013, antes da Copa. A CBF aproveitou a inflação nos valores e assinou um contrato de cinco anos, até 2018.


VEJA TAMBÉM
- CORINTHIANS EM FASE DE DECISÃO! Igor Coronado luta para provar seu valor e conquistar confiança em 2025!
- YURI ALBERTO VALORIZADO! Corinthians traça plano milionário para segurar o camisa 9 e afastar interesse europeu!
- POGBA NO CORINTHIANS! Entenda como a contratação pode LIMITAR o elenco no Brasileirão!









7434 visitas - Fonte: GE

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Paulista

Ter - 21:00 - Nabi Abi Chedid -
X
RB Bragantino
Corinthians

Brasileiro

Dom - 16:00 - Arena do Grêmio
0 X 3
Gremio
Corinthians
publicidade
publicidade
publicidade