28/1/2015 08:00

Gobbi faz balanço de sua gestão no Corinthians: 'Faria tudo de novo'

Presidente, em fim de mandato, comentou sobre seus três anos à frente do Timão

Gobbi faz balanço de sua gestão no Corinthians: 'Faria tudo de novo'
Prestes a concluir sua passagem como presidente do Corinthians, Mário Gobbi falou, nesta segunda, no programa Bola da Vez, da ESPN Brasil, sobre muitos assuntos que circundaram seu mandato. Gobbi não poupou críticas à imprensa e a outros orgãos, declarou não ter arrependimento de suas ações no poder e afirmou que "faria tudo de novo".

Confira os principais trechos da entrevista:

PROCESSO DE ESCOLHA DO SUCESSOR DE ANDRÉS

"Quando começou o processo de escolha do sucessor do Andrés Sanchez, começaram a surgir desavenças, porque haviam outros que queriam (o cargo). Há quem se sentia rejeitado, não agraciado. O nosso grupo cuidava do futebol. Os outros pensavam nos 11 (jogadores) dentro das quatro linhas e eu pensei em não me preocupar nisso. Pensei em gestão, estatuto.

Quis estudar isso. Quando nós ganhamos a eleição nos sócios, elegemos 100 membros para o conselho. Se eu fosse presidente do conselho, eu não teria ido para o futebol. [Gobbi foi diretor de futebol do Corinthians]Eu jamais me credenciaria a ser candidato."

Perguntado se houve racha no grupo que assumiu o Corinthians, após a gestão de Alberto Dualib, Gobbi se esquivou.

- Racha acho uma palavra um pouco forte. É natural.

Um grupo começa, todos estão do mesmo lado, até a hora em que os dissabores começam. Um ali, outro aqui. As relações ficam desgastadas. Nós já estamos no poder há sete anos, fora a montagem disso tudo. Então, o ser humano tem as vaidades dele. Surgem ciúmes, inveja. Isso tem bastante. - afirmou Gobbi

RELAÇÃO COM ANDRÉS SANCHEZ

" (Andrés) Nunca remou contra. Tem muita gente que rema contra. Remaram três anos contra. É duro você saber disso, sentir, perceber, confirmar, sentir e não poder fazer nada. Você convive num big brother, mas a gestão tinha que ir até o fim."

ARREPENDIMENTOS

" Todas as conquistas foram fruto de um trabalho que começou em dezembro de 2007, com o time caindo (para a Série B). Foi uma sequência de trabalho: De 2008 até 2014. Foi uma sequência, graças a muita gente e não a duas ou três pessoas. Não me arrependo de nada, nem da contratação do Alexandre Pato. Na época, era uma coisa que já vinha.

Muitas pessoas do marketing foram consultadas. Era um projeto grande, mas o Pato não vingou. Ele tinha 22 anos, um futuro brilhante. Se jogasse dois anos bem, iríamos ganhar o dobro do que gastamos. Como eu iria adivinhar que ele não iria jogar no Corinthians? Eu faria tudo de novo."

RELAÇÃO COM AS TORCIDAS ORGANIZADAS

"Não sei como funciona com os outros. Falo dos meus três anos. Respeito diálogo e mais nada. Só isso. Por exemplo, após o time ter perdido na Copa do Brasil, recebi a torcida na minha sala. Fizeram protesto no CT e disseram que queriam demitir o Mano.

Eu não ia demitir o Mano. Sabia o que estava acontecendo, porque o time oscilava, mas disse para eles terem paciência que, no fim do ano, teríamos um time de respeito. Eles disseram que iriam entrar na minha casa. Insinuaram isso, mas eu não admiti. Eles (torcidas organizadas) são uma associação. Quem tem quer mexer (com eles)? Eu tenho que montar o time. Meu ramo é direito. Não sei se alguém (aqui) cursou.

É difícil falar com quem não é do ramo. É o Corinthians que tem que acabar com isso? É voz corrente que as torcidas são problemas por causa de brigas. A responsabilidade do clube é zero! A responsabilidade é total do torcedor. Você tem que identificar o autor e puní-lo.

Existe um órgão que tem atribuição para fechar (as torcidas organizadas) e ninguém cobra esse órgão. Passa-se a imagem de que os clubes tem que fechar e combater as organizadas. Isso não é função minha, e sim estatal.

Está na constituição. Não tirei isso do gibi do Tio Patinhas. Você quer que eu eu abra concuso e faça uma guarda para dar segurança pública?"

DISPAROS CONTRA A IMPRENSA

"Vocês têm medo de falar do Ministério Público. Eu fui um presidente regular para medíocre, mas o nível da imprensa do Brasil é muito baixo. Vocês só cobram do clube."

TITE

"Estive com o Tite sábado. Nossa relação é muito boa. Ele esteve quatro vezes para sair, uma delas ele pediu. Quanto mais próximo o time ficava da zona de rebaixamento (em 2013), mais o assunto esquentava. Eu não queria que ele saísse no meio do campeonato.

Ele não merecia isso. Quando ele se demitiu, eu esperei ele no ônibus e disse para ele que ele não iria sair iria ficar até o fim do contrato. No entanto, o time estava a três pontos da zona do rebaixamento. Eu nem dormia mais. Tinha que ser feita uma renovação, mas não havia condição dele fazer pelo vínculo forte que ele (Tite) tinha com o grupo."

VIABILIDADE DA ARENA

"O prazo é de 10 anos. Acho que com o término das obras do shopping, restaurante, com os shows, a casa de festas, e tantas outras coisas, mais o naming rights, creio que em dez anos isso será pago. O naming rights esteve pra acontecer. Eu assinei duas vezes a autorização, mas não aconteceu. Uma empresa era de fora (do país) e a outra era nacional."

SITUAÇÃO ECONÔMICA DO FUTEBOL BRASILEIRO

"Eu fiz parte da comissão da CBF para fazer o Proforte (programa de renegociação das dívidas dos clubes brasileiros). Posso dizer que a situação dos clubes não é boa. É ruim. O proforte seria uma forma de pagar a dívida dos clubes em 25 anos.

A partir dali, o dirigente que gastasse mais do que o clube arrecada teria pena técnica do time cair de divisão e responderia (o dirigente), pessoalmente, pelos seuas atos.

Não foi aprovada e, logo após, pedimos que a Dilma fizesse uma medida provisória (MP), embora fosse uma ato anti-democrático, mas a MP serve pra isso. Mas, a presidente entendeu que não deveria fazer. A MP foi pra o congresso, encheram de emendas e o que sobrou da medida não serve para o Corinthians."

CASO GUERREIRO

"Nós pensamos e fizemos uma contra-proposta e ele não aceitou. Estamos tentando equacionar os interesses dele - de quanto ele acha que vale - e de quanto o clube acha que pode pagar. Queremos que ele fique.

É um ídolo meu e do clube. Talvez, eu não consiga, nesses oito dia que eu tenho, (renovar o contrato dele) mas espero que o sucessor consiga. É dificil pois são valores altos."

MARKETING SEM PROTAGONISMO

"O marketing começou a mil. Era uma novidade e incendiou o futebol. Aí veio o cume: Ronaldo. Ele saiu, e fomos buscar um ícone de marketing. O gerente de maketing dizia que para o marketing funcionar, o futebol precisava ganhar títulos. Ganhamos tudo, mas a economia mudou. Após a eliminação da Libertadores de 2013, começamos a perder receita.

Os empresários começaram a guardar dinheiro para investir na Copa e os clubes ficaram em quinto plano. Foi um baque no dinheiro do futebol."

REFORÇOS

"Acho que em dezembro o Corinthians tinha um time montado, estruturado e com padrão de jogo. Fomos campeões do segundo turno do Brasileirão. Queríamos quatro ou cinco peças, que vieram. Acho que os meninos da base vão dar frutos. Nosso time sub-20 venceu o Paulista, Brasileiro e Copinha.

Temos valores que, nos próximos dois anos, vão dar frutos."

LEGADOS AO SUCESSOR

"Ele vai encontrar um clube como o Corinthians nunca teve: Reformulado, remodelado, com benfeitorias e melhorias aos sócios jamais vistas. Vai encontrar o início da consturção do CT da base, que está pronto para o plantio da grama. O CT dos profissionais com inumeras melhorias.

No entanto, vai encontrar uma situação bastante difícil financeiramente. O grande desafio do presidente é passar por 2015, porque em 2016 os contratos triplicam."

DÍVIDA REAL

"Não fui eu que criei (a dívida). Nós investimos muito no futebol. Os impostos que tivemos que pagar. Fomosm investigados e tomamos punição. São 50 milhões a pagar e isso pesa. Vai haver reunião, dia 2/02, e o balanço será publicado."


VEJA TAMBÉM
- APROVADO! Zagueiro do Flamengo é aprovado por Fabinho Soldado!
- POGBA NO CORINTHIANS? Executivo do Timão fala sobre especulação e revela planos no mercado!
- VOA, CRAQUE! Gabriel Moscardo marca seu primeiro gol na Europa









4683 visitas - Fonte: LanceNet !

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Paulista

Ter - 21:00 - Nabi Abi Chedid -
X
RB Bragantino
Corinthians

Brasileiro

Dom - 16:00 - Arena do Grêmio
0 X 3
Gremio
Corinthians
publicidade
publicidade
publicidade