27/1/2015 10:23

Base corinthiana é forte, ainda que mal utilizada

 Base corinthiana é forte, ainda que mal utilizada
Após a vitória do Corinthians na Copa São Paulo, muito se falou na quantidade de títulos que o Timão já conquistou na competição e como eles se refletem no time profissional do clube. É inegável que a principal preocupação das categorias de base é a formação de novos jogadores e não os consequentes troféus que podem conquistar por aí. Utilizando exemplos como Lulinha e Boquita, muitos criticam o time por conquistar tantos títulos e não utilizar bem os garotos campeões de outras edições. Nos últimos anos, Tite e Mano Menezes deram poucas oportunidades para jogadores que ascenderam a equipe pelas categorias inferiores. De fato, em vários momentos da sua história o Corinthians não deu boas oportunidades às suas revelações, entretanto criticar a base corinthiana parece algo tão superficial quanto louco. Mesmo que não sejam grandes craques internacionais, os atletas que vieram do antigo “terrão” mostram sua qualidade por diversos clubes do Brasil e também do exterior. Afirmar que a base do Timão não é boa é negar que o clube é que mais fornece jogadores jovens a todos cantos do mundo da bola.

A última peça revelada vem da nova geração do clube. Malcon está com a Seleção Sub-20 do Brasil na disputa do Sul-americano. O atleta teria idade para integrar a equipe que conquistou o caneco da Copinha, mas já é considerado uma realidade dentro do Corinthians. É titular da equipe profissional e pretendido por diversos times da Europa. Caminho que pode ser seguido pelos jovens Tocantins, Matheus Cassini e Gabriel.

Se Malcon é a bola da vez, inúmeros outros bons nomes surgiram ao futebol profissional pelo Corinthians. Seria chover no molhado relembrar aqui Rivelino ou Casagrande, por exemplo, prefiro me ater aos últimos 20 anos, período em que o Timão se consagrou como o bicho-papão dos torneios de base. Provando que criticar a qualidade dos jogadores revelados pelo clube a partir de alguns maus exemplos é balela, com 15 minutos foi fácil lembrar de 13 nomes formados pelo Timão desde 1995 e que já foram convocados pela Seleção Brasileira. Na lista, jogadores campeões mundiais, atletas que disputaram Copa do Mundo, o melhor jogador do futebol brasileiro e o zagueiro mais cobiçado do planeta.

Marquinhos- Revelado em 2012, jogou pouco no Timão e logo foi comprado pela Roma. Com 20 anos é jogador do PSG, cobiçado pelo Barcelona, vale mais de 30 milhões de euros e convocado assíduo das listas de Dunga. Uma das grandes promessas do futebol mundial.

Dodô – Lateral esquerdo da mesma leva de Marquinhos. Também jogou pouco pelo clube. Hoje, atua na Inter de Milão e já foi lembrado para a seleção principal. Considerado um revelação mundial na posição.

Willian – Titular da seleção atualmente, Willian disputou a última Copa do Mundo e atua pelo Chelsea depois de ser comprado por muita grana junto ao Shaktar. Foi bem no Corinthians e rendeu mais de 20 milhões quando foi vendido ao exterior.



Everton Ribeiro – Vencedor do prêmio de Melhor Jogador do Campeonato Brasileiro em 2013 e 2014 pelo Cruzeiro. Acaba de ser vendido por cifras milionárias ao mundo árabe e ainda rendeu mais de 3 milhões aos cofres corinthianos pela transação. Convocado sempre por Dunga, deve jogar a próxima Copa de não desaparecer para o futebol. No Corinthians atuava pela lateral e nunca se firmou.

– Não discutindo sua qualidade técnica, foi jogador da última Copa e peça importante nos últimos títulos do Atlético. Outra revelação do Timão.

Bobô – Assim como Jô, não deixou saudades no Parque São Jorge. Entretanto, virou ídolo na Turquia e chegou a ser convocado para a seleção principal pelo técnico Dunga em sua primeira passagem.

Edu – Atuou em grandes clubes da Europa como Arsenal e Valencia. Se as lesões não tivessem atrapalhado tanto a carreira, teria jogado a Copa de 2006 pois era constantemente convocado. Hoje, é diretor no próprio Corinthians.

Kleber – Lateral esquerdo que fez história no Corinthians conquistando títulos brasileiros, mundial, copa de Brasil e muitos outros. Teve oportunidades na seleção, mas enfrentou forte concorrência. Também conquistou títulos importantes com o Santos e Internacional.

Deco – Saiu do Corinthians antes de atuar pelo profissional. Naturalizou-se português e se consagrou na Europa como um dos melhores meias da sua época. Disputou duas Copas e conquistou todos os títulos que se pode imaginar por Porto, Barcelona e Chelsea.



Marques – Começou na base corinthiana e ascendeu aos profissionais no clube, onde conquistou o Paulistão em 97. Tornou-se ídolo e um dos maiores jogadores da história do Atlético e teve chances na seleção principal.

Cris – Da mesma geração que o anterior, Cris era um zagueiro brigador e de muita raça. Disputou a Copa de 2006 quando atuava pelo Lyon da França, onde se tornou ídolo do time com nove títulos conquistados e quase 300 jogos disputados.

Sylvinho – Lateral de qualidade indiscutível. Foi campeão brasileiro pelo Timão antes de rodar o mundo. Teve chances na seleção principal e seu melhor momento na carreira foi no Barcelona, junto ao Deco, quando foi campeão de todos os títulos que o clube poderia disputar. Hoje, é auxiliar técnico da Inter de Milão.




Matheus Vidotto – Matheus é jovem, tem potencial e é o atual terceiro goleiro do clube. Mesmo sem ter feito por merecer, Matheus ostenta uma polêmica convocação para a seleção principal pelo técnico Mano Menezes. Enfim, mais um para a lista.

Além dos acima citados, é possível lembrar de outros valores que senão se revelaram grandes craques, contribuíram bem com a equipe principal do Corinthians auxiliando em títulos importantes conquistados nas últimas duas décadas. Entre eles: Betão, Gil, Fernando Baiano, Ewerton, Índio, Dentinho, Julio César, Rubinho, Fágner e Rosinei. Outros não chegaram a brilhar com a camisa corinthiana, mas desempenham seu futebol em grandes clubes por todo o país, como o goleiro do Atlético-PR Weverton; o volante bicampeão brasileiro Nilton, os zagueiros Fábio Ferreira e Diego Sacoman que passaram bem por equipes da Série B; o lateral Marcelo Oliveira do Grêmio e o atacante que subiu à Série A com a Ponte Preta Douglas Tanque.

Portanto, é inegável que algumas peças que subiram da base corinthiana não deixaram saudades e viraram chacota dos rivais como Lulinha, Taubaté ou Bruno Octávio. Contudo, os valores apresentados que foram relembrados em poucos minutos de paciência revelam que as críticas sobre a qualidade dos jogadores é no mínimo infundada.

Lembrou de mais algum? Deixe nos comentários.


VEJA TAMBÉM
- APROVADO! Zagueiro do Flamengo é aprovado por Fabinho Soldado!
- POGBA NO CORINTHIANS? Executivo do Timão fala sobre especulação e revela planos no mercado!
- VOA, CRAQUE! Gabriel Moscardo marca seu primeiro gol na Europa









7338 visitas - Fonte: LanceNet!

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Paulista

Ter - 21:00 - Nabi Abi Chedid -
X
RB Bragantino
Corinthians

Brasileiro

Dom - 16:00 - Arena do Grêmio
0 X 3
Gremio
Corinthians
publicidade
publicidade
publicidade