10/1/2015 10:25
15 anos do primeiro Mundial do Timão: A classificação (suada) para final
Corinthians venceu o Al Nassr (SAU) por 2 a 0 e o desgaste físico para garantir o primeiro lugar no grupo e a vaga na decisão no Maracanã
Vasco ou Necaxa (MEX) seria o adversário alvinegro na final
Foi no sufoco, foi vencendo as limitações físicas, foi com a cara do Corinthians. O Timão chegou à final do Mundial de Clubes da FIFA de 2000 com muito sofrimento, após bater o Al Nassr (SAU) por 2 a 0, no Morumbi, no dia 10 de janeiro. O Alvinegro terminou a fase de classificação com o mesmo número de pontos do Real Madrid, que também venceu a última partida, sobre o Raja Casablanca (MAR) por 3 a 2. O time do Parque São Jorge avançou para a final graças ao saldo de gols -- 4 x 3. O Corinthians ainda aguardaria o adversário na decisão, que poderia ser Vasco ou Necaxa (MEX), que jogariam no dia seguinte.
A partida contra a equipe árabe começou perigosa para o Timão. Os dois primeiros lances da partida foram ataques perigosos da equipe adversária, porém, Dida transformou o gol alvinegro em um paredão.
O jogo deixava bem claro o desgaste físico que vivia a equipe corinthiana naquele período. Logo aos dez minutos, João Carlos teve de sair. Adílson o substituiu.
Após tomar alguns sustos, o Corinthians abriu o placar com um golaço de Ricardinho, aos 24 minutos da primeira etapa. O meia recebeu a bola dentro da área, aplicou uma linda caneta no marcador e colocou a bola no fundo das redes para abrir a contagem no Morumbi.
Só que o desgaste físico voltou à cena. Após fazer o gol, Ricardinho sentiu um estiramento na coxa e também deixou a partida, com Edu entrando no lugar dele.
Aos 35 minutos, o Timão ampliou o marcador com Luizão, porém o artilheiro estava em posição irregular, após receber o cruzamento do lateral Daniel. Com o resultado parcial, o Corinthians ficaria fora da grande final, precisando de mais um gol para se classificar.
Parecia uma missão fácil pelo potencial daquele time alvinegro. Mas a longa sequência de jogos desde o fim de 1999 estava cobrando um preço alto. Os jogadores estavam no limite físico, sujeito a lesões.
Ainda assim, o Alvinegro teve muitas chances para ampliar. Primeiro com Edilson, que recebeu bom passe de Marcelinho, fintou o marcador, mas foi travado pelo marcador na hora da finalização. Depois com Luizão que, por duas vezes, recebeu livre dentro da área, mas desperdiçou ambas.
Somado a todos os problemas que a equipe vivia na parte física, tudo ficou ainda mais difícil quando o lateral Daniel foi expulso. Cada um teria de dar o máximo e mais um pouco em busca do gol que daria a classificação para a final.
Mas é assim. Para a torcida alvinegra, tudo é mais sofrido e suado. O lance da explosão de alegria e alívio veio aos 36 minutos da segunda etapa. Dinei recebeu a bola na entrada da área, tocou para Luizão, que rolou para Rincón soltar a bomba e explodir as redes do gol adversário.
Mesmo com tamanhas dificuldades, do jeito Corinthians de ser, o Timão chegava à primeira final de um grande torneio internacional da história do clube. E não ficaria só por aí.
FICHA TÉCNICA
AL NASSR (SAU) 0 X 2 CORINTHIANS
Mundial de Clubes da FIFA 2000, terceira rodada da fase de classificação
Data: 10/01/2000
Local: Morumbi - São Paulo-SP
Árbitro: Dick Jol (HOL)
Gols: Ricardinho (COR) aos 24 minutos do primeiro tempo e Rincón (COR) aos 36 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Al Shokia e Harthi (ANR), Adílson, Daniel, Luizão e Marcelinho (COR)
Cartão vermelho: Daniel (COR)
AL NASSR: Khojalli; Al Shokia, Sharify, Harthi e Al Mousa; Al Husseini (Al Janoub), Al Karni, Amim e Saib (Mehalel); Al Jaman (Triki) e Bahja. Técnico: Milan Zivadinovic
CORINTHIANS: Dida; Daniel, João Carlos (Adílson), Fábio Luciano e Kléber; Rincón, Vampeta (Dinei), Ricardinho (Edu) e Marcelinho; Edílson e Luizão (Dinei). Técnico: Oswaldo de Oliveira
VEJA TAMBÉM
- FUTURO INCERTO! Joia do Corinthians ainda não renovou com o Corinthians e foi afastado do elenco
- ÍNDICIO SUSPEITO! Guilherme Arana marca presença em show no camarote da patrocinadora do Corinthians; Entenda
- LEMBRA DELE? Antônio Oliveira elogia trabalho no Corinthians e diz que a qualidade do elenco não é de hoje
4887 visitas - Fonte: Site Oficial
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas