A Princípio, o Corinthians perdeu Anderson Martins para a temporada de 2015. Agora surgiu a possibilidade do zagueiro não retornar ao El Jaish, do Catar. Mas a possibilidade de ele ir embora já assustou grande parte da torcida alvinegra, afinal o seu substituto mostrou uma irregularidade chamativa em 2014: Felipe foi muito mal no começo do ano, mas se superou na reta final do Campeonato Brasileiro e substituiu Martins com segurança.
Felipe está no Corinthians há três anos e nunca foi titular absoluto. Teve que ganhar espaço aos poucos: em 2012, fez três jogos na Série A; em 2013, fez seis; em 2014, teve as principais chances, com 10 partidas no Brasileiro e mais sete em outros campeonatos.
O problema é que Felipe começou muito mal no ano passado, já que teve atuações ruins contra Oeste e Palmeiras principalmente. Diante do time de Itápolis, ele "entregou" um gol e depois salvou outro em cima da linha - um símbolo claro de sua irregularidade. Mas mesmo assim o zagueiro terminou o Paulista com um aproveitamento razoável: o Corinthians conquistou 66,7% dos pontos com ele em campo. Sem Felipe, o aproveitamento foi de apenas 46,7%, o que culminou na vexatória eliminação do time na primeira fase.
Felipe poderia ter mais chances no Campeonato Brasileiro de 2014, principalmente depois que Cleber saiu do Corinthians. Mas Anderson Martins foi contratado e logo se firmou como titular. O primeiro jogo de Felipe na Série A só aconteceu na 19ª rodada.
Poderia ter sido um péssimo ano para Felipe, mas a reta final do Campeonato Brasileiro lhe proporcionou mais uma grande chance, já que Anderson Martins sofreu uma lesão na coxa. O técnico Mano Menezes resolveu confiar em Felipe no segundo turno e certamente não se arrependeu. Ele atuou em dez jogos, mostrou segurança e surpreendeu.
Ao lado de Gil, Felipe participou da arrancada que colocou o Corinthians na Copa Libertadores de 2015. O time venceu cinco dos últimos seis jogos, sempre com Felipe em campo. A única atuação ruim da defesa foi contra o Fluminense, jogo em que o time perdeu de 5 a 2 fora de casa. Mas naquela partida a atuação de Gil foi pior que a de Felipe. O titular absoluto cometeu pênalti e saiu substituído por Danilo.
publicidade
O aproveitamento de Felipe na Série A terminou excelente: o Corinthians conquistou 69,7% dos pontos em 11 jogos que esteve em campo. Sem Felipe, a média caiu para 56,8%. Já Martins, apesar das boas atuações, não teve o mesmo aproveitamento, com 54,9% em 17 jogos.
É provável que a nova comissão técnica do Corinthians, comandada por Tite, já tenha olhado para esses números e para o desempenho de Felipe. Afinal, no dia em que foi anunciada a saída de Anderson Martins, conversas internas já decretaram que ele será o novo titular, com o jovem Yago na reserva. Restará apenas a dúvida sobre "qual" Felipe vai disputar o Campeonato Paulista de 2015: o errante do primeiro semestre de 2014 ou o seguro da reta final da temporada?