7/1/2015 11:15
Treinos biomecânicos ajudam comissão técnica na análise preventiva dos jogadores
Bruno Mazziotti, fisioterapeuta do Corinthians, explica os testes feitos com os atletas na pré-temporada para corrigir padrão de movimentos e prevenir lesões
São feitos testes de força, potência, velocidade de reação, velocidade de saída, análise de corrida e salto
No começo dos trabalhos do Corinthians em 2015, o contato com a bola fica um pouco em segundo plano. Nesse momento, o foco é em intensificar a preparação física dos jogadores. Uma das análises feitas com os atletas é a biomecânica, comandada pelo fisioterapeuta Bruno Mazziotti.
A biomecânica é a ciência que estuda o movimento. Mazziotti explica qual é o objetivo desse trabalho na pré-temporada. “A ideia é corrigir o padrão de movimentos dos jogadores para que isso se reflita no campo de um jeito mais assertivo”, disse.
São vários os testes feitos: força, potência, velocidade de reação, velocidade de saída, análise de corrida e salto. Tudo isso para avaliar o equilíbrio muscular e a estabilidade para corrigir qualquer problema de gestual. Um trabalho que não é feito apenas no início de temporada, mas que é fundamental para o decorrer do ano.
“Em uma primeira análise, a gente percebe algumas correções que devem ser feitas em alguns jogadores que têm histórico de lesões ou que estão há algum tempo em inatividade para que sejam corrigidas e para que eles suportem a alta carga de trabalho em uma pré-temporada enxuta”, declarou o fisioterapeuta do Timão.
Com isso, Mazziotti consegue passar informações vitais para o técnico Tite, que terá maior conhecimento do momento em que os jogadores estão nesta pré-temporada. Além disso, previne desde já futuras lesões. Um trabalho que, por conta disso, não pode ter erros.
“Essa análise preventiva é fundamental. Se a gente deixa de detectar uma possibilidade de lesão, corremos o risco de perder o atleta”, afirmou Mazziotti.
Veja imagens dos treinos biomecânicos da pré-temporada do Timão:
Em resumo, o objetivo é deixar os jogadores em ponto de bala e com menos tendência a lesões. Para isso, a comissão técnica também pediu a ajuda dos atletas no período de férias, cientes de que o Corinthians teria dois jogos decisivos logo em fevereiro: os confrontos contra o Once Caldas pela primeira fase da Copa Bridgestone Libertadores.
“A gente sabia que encontraria esse objetivo a curto prazo, então precisava de um cuidado maior dos atletas, para que eles sofressem menos durante a pré-temporada, o que facilitaria a entrada deles em um ritmo efetivo”, concluiu o fisioterapeuta do Timão.
VEJA TAMBÉM
- FUTURO INCERTO! Joia do Corinthians ainda não renovou com o Corinthians e foi afastado do elenco
- ÍNDICIO SUSPEITO! Guilherme Arana marca presença em show no camarote da patrocinadora do Corinthians; Entenda
- LEMBRA DELE? Antônio Oliveira elogia trabalho no Corinthians e diz que a qualidade do elenco não é de hoje
6957 visitas - Fonte: Agência Corinthians
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas