5/1/2015 11:29
Regulamento do Paulistão pode tirar clube grande de casa nas quartas
Por questões de segurança, FPF pode obrigar Corinthians, Palmeiras ou São Paulo a jogarem fora de seus estádios mesmo se eles terminarem primeira fase na liderança
Item do regulamento do Paulistão que pode tirar clube grande de casa mesmo se ficar em primeiro
O Campeonato Paulista de 2015 terá início no dia 31 de janeiro. Como acontece em todos os anos, durante o torneio, itens do regulamento certamente causarão polêmica. O documento foi divulgado no início de dezembro, juntamente à tabela, e prevê situações inusitadas. Por exemplo: ainda que Corinthians, Palmeiras e São Paulo se classifiquem nos primeiros lugares de seus grupos e garantam, dessa forma, o direito de disputarem as quartas de final em seus estádios, poderão ser obrigados a jogar em outra cidade, fora da capital. Já o outro clube grande do estado, o Santos, está livre do problema, já que manda seus jogos na Vila Belmiro, a 70km de São Paulo.
O segundo parágrafo do Artigo 6º determina que, se mais de dois clubes da cidade de São Paulo passarem às quartas de final, só os dois de melhor campanha poderão jogar em casa. Os 20 times que disputam a Série A1 são divididos em quatro grupos de cinco. Na fase seguinte, as quartas, os dois melhores de cada chave se enfrentarão em partida única. O primeiro colocado de cada grupo receberá o segundo em seu estádio, direito assegurado no Artigo 10º.
Ou seja, o Artigo 6º, anteriormente, é como se fosse um asterisco do regulamento. Se Corinthians (grupo B), Palmeiras (grupo C) e São Paulo (grupo A) forem primeiros colocados, aquele que tiver pontuação mais baixa não poderá atuar em seu estádio.
Isso não significa que o clube grande perderá a condição de mandante. A partida não será no estádio do adversário. O regulamento diz que o pior dos paulistanos terá de jogar fora do município. Ou seja, em Santos, Barueri, Campinas... Qualquer lugar longe das novas arenas de Corinthians e Palmeiras ou do Morumbi, casa são-paulina.
A justificativa apresentada pela Federação Paulista de Futebol no próprio regulamento é a segurança. Como há duas datas reservadas para as quartas de final, ter três dos grandes da capital atuando em seus estádios significaria que, obrigatoriamente, dois deles jogariam no mesmo dia. A Polícia Militar desaconselha as federações a permitirem esse cenário.
INSCRIÇÕES
Outro detalhe ao qual os clubes terão de prestar atenção diz respeito aos prazos para colocar jogadores em campo. Na primeira rodada, estarão aptos os que forem registrados na FPF até o dia 23 de janeiro. Para as 18 outras partidas da primeira fase, será possível inscrever atletas até o dia 10 de fevereiro: são 25 de linha e três goleiros, obrigatoriamente. Porém, todas as equipes terão de apresentar uma primeira lista até o dia 29 de janeiro, dois dias antes da abertura.
Se um dos goleiros se machucar, a federação aceitará substituição mediante apresentação de exames médicos que comprovem a gravidade da lesão. Os oito clubes classificados para as quartas de final poderão substituir até quatro jogadores para o mata-mata.
SALÁRIOS ATRASADOS
O regulamento do Paulistão também prevê perda de pontos aos clubes que atrasarem salários aos seus funcionários. Esse item já constava na edição do ano passado mas, conforme mostrou nota do blog "Bastidores F.C.", do jornalista Martín Fernandez, no início de 2014, o processo para que a punição seja aplicada é extremamente burocrático.
VEJA TAMBÉM
- APROVADO! Zagueiro do Flamengo é aprovado por Fabinho Soldado!
- POGBA NO CORINTHIANS? Executivo do Timão fala sobre especulação e revela planos no mercado!
- VOA, CRAQUE! Gabriel Moscardo marca seu primeiro gol na Europa
8742 visitas - Fonte: GloboEsporte
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas