Jovem de 17 anos, um dos destaques do Corinthians na última edição do Campeonato Brasileiro e ídolo precoce da equipe mais popular de São Paulo. Malcom está com tudo. Alvo de grandes clubes europeus no mercado de transferências que está prestes a se abrir, o atacante revelado nas categorias de base alvinegra ganhou até um texto especial no mais famoso jornal dos EUA, o New York Times. Malcom foi, inclusive, comparado ao maior jogador de futebol do Brasil na atualidade, Neymar.
A matéria publicada pelo site do Times nesta terça lembra que, após o 7 na 1 sofrido pela Seleção Brasileira para a Alemanha na semifinal da Copa do Mundo, Zico havia dito que o grande problema do futebol brasileiro era ter se tornado um "exportador de jovens talentos". E, aí, o jornal afirma que "a mais recente estrela do Brasil já está indo para o exterior". Quem seria esta “mais recente estrela do Brasil"? Sim, Malcom.
O New York Times traçou um verdadeiro perfil do atacante corintiano. Revelou o peso, altura e disse que, "estigmatizado como o próximo Pelé, Zico ou Neymar, ele já está encaminhado para fora". O jornal informa que Malcom encantou clubes europeus e, inclusive, já viajou com o agente para passar férias no velho continente - o que indicaria uma possível saída do Corinthians. Barcelona, Chelsea, PSG, Milan e Olympique de Marseille são citados como possíveis destinos do atacante.
"A precocidade de Malcom ilude as tentativas dos defensores de combatê-lo, e sua alegria em fazer isto é uma reminiscência da forma como Neymar Jr. apareceu pela primeira vez na antiga equipe de Pelé, o Santos, antes de o Barcelona vencer o leilão mundial para adquiri-lo", comparou o New York Times. "Os grandes clubes europeus certamente já têm vídeos que mostram a velocidade, feitiçaria e rapidez com que Malcom se desfez de jogadores experientes na principal liga do futebol brasileiro", acrescentou.
Neste momento, a equipe que aparece com mais força para contratar o jovem atacante corintiano é o Chelsea. Segundo o jornal inglês Daily Express, o clube londrino estuda enviar uma proposta de 20 milhões de libras (cerca de R$ 80 milhões) pelos direitos do jogador de 17 anos. Apesar de o presidente Mário Gobbi afirmar que não pretende vendê-lo, o empresário Fernando Garcia, um de seus representantes, tem um acordo informal com o ex-presidente Andrés Sanchez e Roberto de Andrade, candidato da situação à presidência (cujas eleições serão em 7 de fevereiro) para a venda de Malcom.
Malcom foi muito bem em seu ano de estreia no Corinthians