Apesar de Corinthians e Palmeiras terem inaugurados as suas arenas em 2014 e São Paulo e Santos mandarem os seus jogos no Morumbi e Vila Belmiro, o Pacaembu, estádio mais tradicional do estado, não deixará de ser usado em 2015, segundo autoridades paulistas. Por mais que não exista confirmação de jogos para o segundo semestre do próximo ano, o Paulo Machado de Carvalho já tem uma programação intensa para o Paulistão
Até o momento, três clubes têm partidas confirmadas no estádio em 2015. Com a reforma do gramado do Morumbi, o São Paulo mandará algumas partidas no local, assim como Audax e RB Brasil que também disputarão o Estadual.
O Santos não descarta utilizar o local em algumas oportunidades, como faz em todos os anos, para jogar perto dos torcedores que moram na capital paulista. Em 2014, o Paulo Machado de Carvalho recebeu 52 duelos. Uma queda de quase 32% em relação ao total de 2013, quando foram realizadas 76 partidas.
Secretário de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo, Celso Jatene garante estar satisfeito com a programação do estádio para o início do próximo ano e faz até uma comparação com as arenas de Corinthians e Palmeiras.
- Muito seguramente, no primeiro trimestre de 2015 o Pacaembu terá mais jogos que as arenas de Palmeiras e Corinthians somadas - afirmou.
Estádio receberá sugestões para sua modernização em 2015
Construído em 1940, o Pacaembu foi o maior estádio do Brasil até a inauguração do Maracanã, em 1950. O local recebeu partidas da Copa do Mundo de 50 e eventos dos Jogos Pan-Americanos de 1963, realizados em São Paulo.
Mais de que um campo para partidas de futebol, o terreno tem um grande complexo esportivo, com ginásios, quadras de tênis e piscinas, além de um museu, que estão à disposição da população de São Paulo.
Há 20 anos ele ostenta o título de patrimônio histórico, e o tombamento impede grandes reformas. Mudanças estruturais somente com autorização dos governos estadual e municipal.
O custo fixo de manutenção está dentro do orçamento da Prefeitura de São Paulo. Mas a partir do ano que vem acontecerá uma consulta pública para receber sugestões para a modernização do Pacaembu.
Atualmente, estádio do Pacaembu pode receber até 37.730 torcedores
Para Rodrigo Mauro, presidente da associação de moradores do Pacaembu, o complexo esportivo precisa continuar tendo como prioridade receber eventos esportivos. Em uma eventual reforma, ele diz ter um projeto para transformar o local também em uma fábrica de talentos.
- Todo o complexo do estádio precisa continuar, em primeiro lugar, sendo municipal e continuar recebendo eventos esportivos. Nós temos um projeto para transformar o local em uma fábrica de atletas.
Em 2014, o Pacaembu foi a casa de Palmeiras e Corinthians até a inauguração dos seus estádios. O Paulo Machado de Carvalho tem capacidade para 37.730 torcedores, mas o recorde aconteceu em 1942. Em um duelo entre Corinthians e São Paulo, 71.280 pessoas lotaram as arquibancadas da tradicional casa do futebol paulista.