Paulo Sérgio, Viola, Ronaldo, Zé Elias, Edu, Gil. Aos torcedores corintianos, são nomes que trazem boas lembranças. Além da idolatria dos alvinegros, são jogadores com outro ponto em comum: surgiram no famoso Terrão, o campo de chão batido que o clube mantinha em sua sede no Parque São Jorge. Faz tempo que a poeira – ou a lama, dependendo do clima – não suja os uniformes dos meninos formados pelo Corinthians, mas ainda há tempo para aumentar essa lista.
Um candidato, talvez o último, jogará a Copa São Paulo de 2015 com a intenção de se ver entre os filhos do Terrão. Lucas Balardin, zagueiro de 19 anos, quer ampliar a fama do campo que, em 2008, foi reformado e ganhou grama sintética, encerrando a era de descobertas no precário espaço mantido por anos.
- Fico muito feliz com essa chance, de quem sabe poder ser aproveitado no profissional, de me tornar o último filho do Terrão, e manter essa lenda que existe aqui no Corinthians, dos bons jogadores que saíram dali - diz o defensor, que desde os cinco anos atua com a camisa alvinegra.
Ele era criança quando foi levado pelo avô para treinar em uma escolinha do clube. Conseguiu e passou em um teste para o time de futsal. Balardin se dividiu entre as quadras e os campos entre os 9 e os 15 anos, quando finalmente escolheu a grama. Nada que apague a saudade da terra.
- Lembro do fundão (o Terrão ficava nos fundos do clube). Treinávamos às 15h, com um sol forte. Quando chovia, não tinha treino, embarreava tudo. Sinto falta da época de menino, quando não tinha coisa séria para fazer.
Agora, temos de nos dedicar 100% ao trabalho; antigamente, não. Tenho saudade do Terrão, hoje em dia isso não existe mais.
Saudosismo à parte, é no futuro que o zagueiro pensa agora. Com 19 anos, terá sua última oportunidade de jogar a Copinha. Quer usá-la para convencer a comissão técnica principal de que pode entrar para a lista citada acima.
- Todo mundo pensa nisso, todos os jogadores querem estar lá em cima, trabalhando com o Tite. Quero aprender, aproveitar a experiência. Acho que muitos aqui, com o que tem sido feito, vão chegar ao profissional - projeta Balardin.
A luta do zagueiro começa no dia 4 de janeiro, quando o Corinthians estreia no torneio sub-20 contra o Guaicurus (MS), às 21h, na Arena Barueri. O clube inicia a busca pelo nono título da competição no Grupo W, que também tem Rio Branco (AC) e o Grêmio Barueri.
Lucas Balardin: "filho do Terrão" tenta sucesso no Timão