Enquanto o elenco profissional do Corinthians aproveita as férias, dezenas de operários trabalham diariamente em Itaquera, zona leste de São Paulo, para adequar a Arena do Timão ao padrão desejado pelo clube desde a sua inauguração, em maio.
A partir de 1º de fevereiro, contra o Marília, pelo Campeonato Paulista, o estádio, enfim, vai ter a cara do Corinthians em painéis, placas e dois telões gigantes, que estão sendo instalados durante o período sem jogos oficiais, entre dezembro e janeiro.
As principais diferenças que o torcedor vai encontrar envolvem a comunicação visual, que vai deixar o estádio menos “cinza”, com concreto aparente, e mais próximo ao corintiano.
Os dois telões gigantes comprados pelo clube terão 31,7 metros de largura por 7,7 de altura e vão ficar atrás dos setores Norte e Sul do estádio. Eles substituem os antigos telões, que foram alugados apenas para o período da Copa.
A construtora está terminando o trabalho de fundação para erguer o pilar de sustentação dos telões, que compõem o maior impacto que o torcedor terá na volta ao estádio.
A marca corintiana, porém, também se fará presente em outros espaços.
As bordas das arquibancadas, hoje com concreto aparente, vão passar a apresentar a marca do clube e de seus produtos institucionais – o Fiel Torcedor, por exemplo, além de possíveis campanhas promovidas pelo clube.
A novidade é que as bordas superiores serão painéis de LED que vão poder receber qualquer tipo de conteúdo – desde informações do jogo até publicidade vendida a possíveis interessados. Essa área do estádio também pode gerar renda extra ao clube.
Para completar a comunicação visual, distintivos em aço inox serão instalados em diversos pontos do estádio. O Corinthians planeja pelo menos 12 deles na parte interna, cada um com 1,5 metro de diâmetro – o primeiro símbolo foi instalado na entrada do estacionamento da Radial Leste, por onde passam jogadores e dirigentes.
Outros dois símbolos maiores, com 7 metros de diâmetro, vão entrar nos muros dos setores Norte e Sul.
Arquibancada VIP: fonte de renda em 2015
Inaugurada para testes no jogo entre Corinthians e Criciúma, pela última rodada do Brasileirão, uma arquibancada instalada dentro do vestiário corintiano na Arena pode gerar dividendos imediatos ao clube na próxima temporada.
Com capacidade para pouco mais de 80 torcedores, o local será o ponto final da experiência que torcedores considerados VIPs terão durante os jogos.
Separados apenas por um vidro duplo com isolamento acústico quase perfeito, os torcedores vão poder acompanhar por cerca de 15 minutos o aquecimento dos jogadores para as partidas.
O isolamento é importante para que os fãs não tirem a concentração dos seus ídolos antes dos jogos. O clube ainda estuda a melhor composição para o pacote – se será vendido separadamente ou se será incluso no valor de alguma categoria de ingressos.
Outras obras do estádio em dezembro e janeiro incluem a instalação das lonas das coberturas Norte e Sul, além dos vidros em degradê acima das arquibancadas Leste e Oeste – nestes setores, a intenção do degradê é “uniformizar” o efeito do sol e evitar mudanças bruscas de iluminação com as sombras, pensando inclusive nas transmissões da televisão. A instalação da mobília dos 89 camarotes também está em andamento.