O ano de 2014 foi repleto de conquistas no Departamento de Formação de Atletas. Nenhuma das seis categorias de base deixou de levantar o caneco na temporada. Foram oito títulos e quebras de tabu. Além disso, o Alvinegro promoveu seis atletas para o profissional e oito garotos que se destacaram foram convocados para a Seleção Brasileira de suas respectivas categorias, além do volante Gustavo Viera, que representará o Timão na Seleção paraguaia.
Os títulos
O Sub-11 garantiu um feito inédito: a conquista do Campeonato Paulista da categoria. Com melhor campanha da competição, os comandados do técnico Vinicius Marques jogaram 22 vezes; o Timão venceu 18, empatou três e perdeu apenas um confronto. Mesmo com a pouca idade, os garotos já vivenciaram um grande clássico. Com presença de duas torcidas, o Timão derrotou o Palmeiras por 2 a 1 na final.
Na Copa Bandeirante, mais duas equipes alvinegras se destacaram. Em seis jogos, o Sub-13 marcou 21 gol e o time comandado pelo técnico Marcelo Marelli conquistou o título de maneira invicta. Na disputa do Sub-17, o treinador Pablo Bonaveri comandou o Sub-16; mesmo com o elenco mais novo, o Timão garantiu 100% de aproveitamento na campanha da competição.
Em agosto, o Sub-15 trouxe um troféu internacional para o Parque São Jorge. Com cinco vitórias, a equipe do técnico Márcio Zanardi conquistou a Milk Cup, na Irlanda do Norte. Em dezembro, a categoria ainda garantiu mais um título para o Departamento de Formação de Atletas: a BH Cup, competição que reúne as principais equipes brasileiras.
Equipe Sub-15 conquistou a BH Cup, competição que reúne principais times brasileiros
Os comandados do técnico Rodrigo Azevedo Leitão também garantiram um título internacional para o Timão. Buscando promover a integração entre equipes da América do Sul, o governo da Bolívia promoveu a Copa Altura de La Paz. Nas quartas de final, o Timão eliminou o Palmeiras; na sequência o Bolívar, até golear o Quebracho na final do torneio.
Os mais velhos fecharam o ano com duas conquistas. Após 17 anos de tabu, o Alvinegro voltou a conquistar o Campeonato Paulista Sub-20 em 2014. O Timão levantou a taça na Fazendinha, com a presença da Fiel. Dos 26 jogos, o Timão venceu 17, empatou sete e perdeu dois.
Para encerrar o ano em chave de ouro, o Corinthians conquistou pela primeira vez o Campeonato Brasileiro Sub-20. A equipe de Osmar Loss no Nacional foi formada apenas por atletas com idade para atuar na temporada 2015. O título veio de forma invicta e, na decisão, o Alvinegro bateu o Atlético-PR. No total foram quatro vitórias, três empates e nenhuma derrota.
Promovidos ao profissional
Logo após a Copa São Paulo, o lateral-esquerdo Guilherme Arana, o atacante Malcom e o zagueiro Pedro Henrique foram promovidos para a equipe principal, além do meia Zé Paulo e do volante Fabiano, que já não estão mais na equipe do Parque São Jorge. Destaque na campanha do Paulista, o atacante Tocantins também subiu e já atuou em quatro partidas.
Malcom, Arana, Pedro Henrique e Tocantins já integram o profissional do TImão
Seleção Brasileira
Além das conquistas, o Departamento de Formação de Atletas alcançou mais uma importante marca. No ano de 2014, nove atletas que se destacaram no Timão foram convocados para as seleções de base. No Sub-15, Serginho e Vitinho foram os representantes alvinegro, além de Matheus Pereira, que também atuou pela categoria acima. Além dele, Maycon, Léo Jabá, Matheus Moresche, Leonardo Rodrigues e Renan representaram o Timão no Sub-17. No Sub-20 foi o volante Gustavo Viera, que em janeiro disputará o Sul-Americano pela Seleção paraguaia.
Na equipe juniores da Seleção Brasileira, Malcom – de apenas 17 anos, mas já promovido ao profissional, – vestirá a amarelinha em nome do time do Parque São Jorge; o atacante havia sido convocado para o Torneio Internacional da China, mas para respeitar o calendário nacional, o técnico Alexandre Gallo desistiu de chamar atletas que atuavam no Brasil. Mas, recentemente, o camisa 21 ganhou uma nova oportunidade e, em janeiro, fará parte do grupo que disputará o Sul-Americano Sub-20.