O Corinthians terá de se apressar para cumprir a meta de ter o elenco completo no dia 5 de janeiro, data da reapresentação, no CT Joaquim Grava. O Timão não esperava perder o atacante Leandro para o arquirrival Palmeiras e foi obrigado a retomar antigos contatos para contratar o reserva imediato de Paolo Guerrero.
Os dirigentes corintianos davam como certo o acordo com o artilheiro da Chapecoense, autor de dez gols no Brasileirão. O clube o contrataria por empréstimo de uma temporada (está vinculado ao Cianorte-PR) pagando R$ 900 mil. No entanto, o Palmeiras entrou na disputa e topou desembolsar R$ 5 milhões por 50% dos direitos e ficou com o atacante.
A derrota nos bastidores mudou até mesmo o planejamento do departamento de futebol. Com vários reforços encaminhados, os dirigentes queriam usar as duas próximas semanas para ter um período de descanso. Agora, porém, terão de se apressar para buscar uma alternativa que atue como centroavante.
Com a proximidade da virada do ano, o Timão esbarra na concorrência de outras equipes e na dificuldade de encontrar um "camisa 9" no mercado. Boa parte das contratações foi acertada com o Campeonato Brasileiro em andamento. Era o caso de Leandro.
O Corinthians não pretende gastar muito para buscar o reserva de Guerrero, principalmente pelo peruano ser titular absoluto da posição. A ideia é trazer um jogador jovem com possibilidade de se desenvolver ou um atacante mais experiente que não tenha um alto salário. Alguns jogadores que disputaram o Brasileirão e a Série B por equipes menores foram observados.
Enquanto busca um centroavante, o Corinthians já acertou com o atacante colombiano Stiven Mendoza e está perto de contratar Dudu, do Dínamo de Kiev e que disputou o Brasileiro pelo Grêmio. O clube também está apalavrado com o volante Cristian, ex-Fenerbahce, e o lateral-direito Edilson, ex-Botafogo.
O setor ofensivo pode ganhar um velho conhecido em janeiro. Emerson, herói do título da Libertadores em 2012, depende do aval do técnico Tite e da diretoria para ser utilizado. A tendência é de que ele ganhe uma nova chance.