Antes de ser idolatrado pelos títulos da Libertadores e do Mundial de Clubes, Tite conheceu o fracasso no Corinthians. Esteve muito próximo da demissão após a derrota para o Tolima, na fase prévia da competição sul-americana de 2011. Quatro anos depois, Timão e treinador voltarão a enfrentar uma equipe colombiana na mesma situação. Agora, precavidos contra os obstáculos do início de temporada.
Tite avisou que ligará para cada jogador do elenco nos próximos dias. Quer que eles cuidem do condicionamento físico nas férias para que a reapresentação, marcada para 5 de janeiro, não seja problemática. A ordem é aproveitar as festas de fim de ano, mas com cuidado. Ou então manter alguma atividade física para não ganhar muito peso.
– É pau dentro! A partir de agora é ficar voltado para o trabalho. Temos experiência nessas situações. Aprendemos e não podemos repetir os erros. Primeiro, é entrar em contato com todos eles e dizer o quanto é importante passar as férias se cuidando. Vontade de ganhar todo mundo tem. Mas a vontade de preparar é o detalhe – afirmou Tite.
O técnico tem na memória o que sofreu naquela ocasião. Os jogadores se apresentaram em 3 de janeiro e não tiveram muito tempo de preparação. Ronaldo, a maior estrela do elenco à época, chegou muito acima do peso e não conseguiu reagir como o clube esperava. No dia 26, o Timão ficou no 0 a 0 com o Tolima, no Pacaembu. Já em 2 de fevereiro, caiu por 2 a 0, em Ibagué, gerando revolta na torcida.
Enquanto a equipe dava adeus ao sonho do até então inédito título, o CT Joaquim Grava era invadido por vândalos. Carros foram apedrejados, inclusive o de Tite. Apesar da pressão, o treinador foi mantido no cargo e começou a reviravolta no domingo seguinte, com a vitória por 1 a 0 sobre o arquirrival Palmeiras, pelo Brasileirão.
Com Ronaldo acima do peso, Corinthians foi eliminado pelo Tolima
– Aquilo (derrota) ferrou toda minha ideia. Eu olhava para os refletores, cruzava os braços e pensava que não era possível. Eu imaginava que pudesse ter uma sequência de trabalho. Não poderia ser assim. O Andrés nos deu uma injeção de ânimo. Contra o Palmeiras, a bola deu no pau aos 44 do segundo tempo, e o Julio Cesar pegou (risos) – recordou.
Tite vai precisar se apressar. Apesar de admitir que não pretende fazer grandes mudanças táticas na equipe que vinha atuando com Mano Menezes, o técnico espera pela chegada de reforços. O volante Cristian e o lateral-direito Edilson estão apalavrados. Os atacantes Leandro, da Chapecoense, e Mendoza, do Chennaiyin, da Índia, devem acertar em breve.
As partidas da fase prévia da Libertadores estão marcadas para os dias 5, no Pacaembu, e 11 de fevereiro, na Colômbia. Quem avançar cairá no Grupo 2, ao lado do atual campeão San Lorenzo, da Argentina, São Paulo e Danubio, do Uruguai..