16/12/2014 11:21

O craque, o espírito de equipe e um talismã: os três elementos do primeiro título nacional do Timão

1990 marcou a primeira a conquista de Brasileirão do Corinthians

O craque, o espírito de equipe e um talismã: os três elementos do primeiro título nacional do Timão
16 de dezembro já era uma data especial para o corinthiano muito antes do bicampeonato mundial. Foi nesta data, há 24 anos, que o Alvinegro bateu o São Paulo por 1 a 0 no Morumbi e ergeu a taça de Campeão Brasileiro de 1990. Desacreditado no início da competição, o Timão eliminou adversários considerados favoritos até o gol heroico do talismã Tupãzinho, último ato daquela campanha.

Sob o comando de Nelsinho Baptista, que surpreendeu o país ao levar o Novorizontino à final caipira do Paulistão daquele ano (foi vice-campeão perdendo para o Bragantino), o Corinthians oscilou durante a fase de classificação. Com uma base defensiva sólida – chegou a ficar 34 jogos invictos no início da temporada -, a equipe foi acertando o ataque no decorrer da competição. Com o recém promovido Dinei, Fabinho, Tupãzinho, Mauro, e principalmente Neto, o Coringão classificou-se na sétima posição entre os oito que tinham direito a uma vaga no mata-mata.

Após eliminar o Atlético-MG nas quartas de final (vencendo o primeiro jogo de virada por 2 a 1 com dois gols de Neto e empatando em 0 a 0 o segundo jogo) e o Bahia nas semifinais (com os mesmos resultados e Neto mais uma vez decisivo), o Corinthians bateu o São Paulo na primeira partida por 1 a 0. Neto cobrou falta e dentro da área, de joelho, o “coringa” Wilson Mano completou.

A vitória reverteu a vantagem e com isso o Alvinegro precisava apenas do empate para levantar a taça.

Mas os 100.858 torcedores que pagaram ingresso para aquela final viram um jogo aberto, cheio de possibilidades, com o São Paulo pressionando muito, mas o Corinthians jogando de forma consistente. Na retaguarda, Ronaldo era preciso nas intervenções. Giba, Marcelo, Guinei e Jacenir garantiam a segurança defensiva. Marcio, um leão em campo. Wilson Mano e Mauro, voluntariosos. Neto dava o toque de classe, enquanto Fabinho e Tupãzinho infernizavam a zaga tricolor.

E foi em uma jogada dos dois que saiu o gol do título. Com dribles envolventes e uma bonita tabela, Fabinho apareceu na cara de Zetti e concluiu. No rebote, de biquinho, Tupãzinho colocou a bola na rede aos nove minutos da segunda etapa.

Daí por diante, apesar da dificuldade da partida, a Fiel Torcida (que ocupava dois terços do Morumbi) era só alegria. A festa que começou no apito final atravessou a noite paulistana e invadiu a madrugada de segunda-feira. O Brasil era do Timão pela primeira vez.

Ficha técnica

Corinthians 1x0 São Paulo
Campeonato Brasileiro de 1990

Estádio do Morumbi, São Paulo – SP
16 de dezembro de 1990
Árbitro: Edmundo Lima Filho
Público: 100.858 pagantes – Renda: Cr$ 106.347.700,00
Gol: Tupãzinho, aos 9 minutos do segundo tempo.

Corinthians: Ronaldo; Giba, Marcelo, Guinei e Jacenir; Marcio, Wilson Mano, Mauro (Paulo Sérgio) e Neto (Ezequiel); Fabinho e Tupãzinho. Técnico: Nelsinho Baptista.

São Paulo: Zetti; Cafu, Antônio Carlos, Ivan e Leonardo; Flavio, Bernardo, Rai (Marcelo) e Mario Tilico (Zé Teodoro); Eliel e Elivelton. Técnico: Tele Santana.


VEJA TAMBÉM
- Corinthians encerra sua participação no Brasileirão; Confira a classificação geral
- Corinthians x Juventude: melhores momentos
- Corinthians x Juventude: melhores momentos


4005 visitas - Fonte: Agência Corinthians

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade
publicidade
publicidade
publicidade