15/12/2014 17:06

Mesmo com títulos em série, base corintiana vê empecilho para revelar

Mesmo com títulos em série, base corintiana vê empecilho para revelar
As categorias de base do Corinthians conquistaram dois títulos no último fim de semana – a BH Cup, diante do Flamengo, e a Copa de Altura, vencida na Bolívia e com ampla repercussão no país vizinho. Para Fernando Alba, que comanda o departamento amador do clube, o sucesso dos pratas da casa só não é repetido com mais frequência na equipe profissional em função da política de contratações do clube.

“Não é questão de estar certo ou errado. Cada time tem o seu perfil. O Corinthians possui um poderio financeiro maior e tem a cultura de investir em contratações, o que diminui o aproveitamento dos garotos na equipe de cima. Outros times não fazem isso simplesmente porque não têm dinheiro”, comentou Alba, em conversa com a Gazeta Esportiva.

O diretor observou que, ainda assim, os jogadores revelados pelo Corinthians “são os que mais movimentaram dinheiro nos últimos anos”. Mencionou o zagueiro Marquinhos e o meia Willian, assíduos na Seleção Brasileira de Dunga, como exemplos de revelações de sucesso. Ambos atuaram pouco no time profissional do clube do Parque São Jorge e hoje estão no Paris Saint-Germain, da França, e Chelsea, da Inglaterra, respectivamente.

Último prata da casa a ganhar destaque no Corinthians, o atacante Malcom também já é alvo do interesse de clubes europeus e poderá deixar o clube sem ter as oportunidades de trabalhar com Tite e de disputar a Copa Libertadores da América.

“O Malcom é um reflexo do que estou falando. Ele teve a chance de surgir como titular dos profissionais porque o Nilmar não veio. Se viesse, seria melhor? Não dá para saber. O Corinthians poderia ter sido campeão brasileiro ou ficado mais atrás na tabela. Mas isso não muda a qualidade do Malcom. É a mesma”, argumentou o diretor de futebol da base.

Além de Malcom, o técnico Mano Menezes aproveitou o lateral esquerdo Guilherme Arana, o zagueiro Pedro Henrique e o atacante Gustavo Tocantins no dia a dia do CT Joaquim Grava em 2014. Fernando Alba espera que mais dois ou três atletas vindos da base possam colaborar com o Corinthians na próxima temporada, porém evita fazer maiores projeções.

“A ideia é sempre colocar bons valores à disposição. Agora, um novo técnico vai chegar, e as coisas dependerão dele.

Geralmente, os treinadores preferem que cheguem a reforços já prontos a ter de trabalhar com os meninos”, ressalvou. “Para mim, dizer que você vai revelar tantos jogadores em determinado período é uma utopia, uma bobagem. Isso depende de uma série de fatores. O importante é ter qualidade, e isso nós temos”, complementou.

Enquanto não encontra um novo Malcom, portanto, o Corinthians se encarrega de aumentar a sua galeria de troféus no departamento de base. Após conquistar a BH Cup com o time sub-15 e a Copa Altura com o sub-17 – além de ter quebrado um jejum de 17 anos no Campeonato Paulista com o sub-20 –, o clube mira a sequência do Campeonato Brasileiro sub-20 e a próxima Copa São Paulo de Juniores, da qual é o maior campeão, com oito títulos.

“Vencemos campeonatos fortes no fim de semana. A BH Cup é praticamente o Brasileiro da categoria. Na Bolívia, a molecada teve de lidar com a altitude e ainda fez um jogo duro com o Palmeiras nas quartas de final. Mas isso não é muita novidade para nós. É só a sequência de um trabalho”, minimizou Alba, prometendo times competitivos para os próximos torneios. “E conquistas e revelações são coisas que caminham juntas”, lembrou.

Ao menos fisicamente, o Corinthians diminuirá a distância dos seus times de base para o profissional no ano que vem. O centro de treinamento das divisões inferiores, vizinho ao CT Joaquim Grava no Parque Ecológico do Tietê, está recebendo grama e deverá começar a ser utilizado até março. “A estrutura ainda não estará instalada, mas os campos já ficarão à disposição”, concluiu Fernando Alba.


VEJA TAMBÉM
- FUTURO INCERTO! Joia do Corinthians ainda não renovou com o Corinthians e foi afastado do elenco
- ÍNDICIO SUSPEITO! Guilherme Arana marca presença em show no camarote da patrocinadora do Corinthians; Entenda
- LEMBRA DELE? Antônio Oliveira elogia trabalho no Corinthians e diz que a qualidade do elenco não é de hoje









7707 visitas - Fonte: Gazeta Esportiva

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Paulista

Ter - 21:00 - Nabi Abi Chedid -
X
RB Bragantino
Corinthians

Brasileiro

Dom - 16:00 - Arena do Grêmio
0 X 3
Gremio
Corinthians
publicidade
publicidade
publicidade