Concentração no hotel. Samba no ônibus. Treino físico puxado. Tático também. Jogo oficial, com arbitragem, festa da torcida e clima de competição. Acostumados a essa rotina durante toda a temporada, os jogadores do Corinthians agora descansam e aproveitam as férias. Os torcedores, não. No último sábado, cerca de 250 corintianos privilegiados mergulharam por algumas horas no universo de um jogador profissional de futebol.
Em ação de marketing denominada "Jogo por Ti", o clube abriu o CT Joaquim Grava para os fãs, que pagaram pouco mais de R$ 1.000,00 pelo direito de participar da experiência. Desses 250, 44 serão selecionados por uma equipe de técnicos para fazer parte da preliminar do amistoso entre Timão e Corinthian-Casuals, seu xará da Inglaterra, em jogo marcado para o dia 24 de janeiro, na Arena.
A seleção fez a brincadeira ficar um pouco mais séria. Não o suficiente para superar a descontração, comandada pelos ex-jogadores Vampeta e Wladimir, que funcionaram como conselheiros dos torcedores.
– Não ouçam nada do que eu digo. Pena que essa experiência não tem o churrasco e a cervejinha pós-jogo – brincou Vampeta.
Até o jogo propriamente dito, porém, os torcedores passaram por todas as etapas de um jogo comum. A ação começou em um hotel no Tatuapé, zona leste de São Paulo, onde os corintianos, divididos em grupos de 22 pessoas, receberam uniformes oficiais e assistiram a uma breve palestra dos organizadores. O trajeto até o CT foi feito de ônibus, que contava até com instrumentos musicais – um convite ao samba.
Na chegada ao CT, a organização apresentou cada espaço do local aos torcedores, que depois foram ao gramado. Lá, um treino físico, uma atividade técnica em campo reduzido e uma prática de finalizações. Depois, um jogo de meia hora arbitrado por uma equipe comandada pelo ex-árbitro Cleber Wellington Abade. Profissionais à beira do campo faziam anotações e observavam os melhores para a seleção que fará parte da sequência da ação.
Vampeta (camisa branca) e Wladimir (casaco preto) conversam com torcedores
O final da experiência teve uma visita à sala de imprensa e breve “entrevista” de cada um dos torcedores-jogadores. Em comum, todos se sentiram realizados e motivados a participar novamente. Por isso, o departamento de marketing pretende ampliar o “Jogo por Ti” nos próximos anos. O primeiro evento superou as expectativas do gerente de marketing Alexandre Ferreira.
– Recebemos muitos contatos de torcedores que querem conhecer o CT, mas é muito difícil abrir para todo mundo. Pensamos num dia especial só para eles. Conversei com o Edu Gaspar (gerente de futebol), o Mário Gobbi (presidente), fizemos um evento para ver o que funciona e o que não funciona. Para mim foi uma grata surpresa, tudo funcionou muito bem, perto dos 100%.
Devido ao sucesso do evento, pretendemos fazer outras vezes no decorrer do ano. Vai ser um pouco mais difícil por conta do calendário, mas vamos tentar encontrar brechas - disse Alexandre.
O marketing aguarda a programação do departamento de futebol do Corinthians para planejar novas edições do evento, que podem ser estendidas à Arena em Itaquera. A conclusão do estádio, prevista para o início do ano que vem, vai facilitar a experiência com os torcedores.