13/12/2014 10:03
Dezembro Alvinegro, dia 13: Rival definido e “reestreia” de Dinei
No ano do bicampeonato mundial, Timão viu o Chelsea confirmar a vaga na decisão; Em 1998, Dinei dizia pagar dívida com a Fiel
Tiimão assistiu ao duelo entre Chelsea e Monterrey em Yokohama
A série “Dezembro Alvinegro” relembra os principais fatos de cada dia do mês nos anos em que o Timão levou os maiores títulos da história. No 13º dia, as competições começam a se encaminhar aos momentos finais e o Corinthians mostra a força nos jogos decisivos.
Em 1990, O Timão largava na frente na decisão do Campeonato Brasileiro com vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, com gol de Wilson Mano. O resultado deixava o Timão com vantagem no jogo de volta, que seria realizado no domingo (16) no Morumbi. Um empate já dava ao Corinthians o título inédito até então.
O Timão não precisou de muito tempo para decidir a partida. Logo aos quatro minutos, após cobrança de falta do camisa 10 alvinegro Neto, Wilson Mano aproveitou a chance e abriu o placar no Morumbi. Apesar das investidas adversárias, o Corinthians conseguiu terminar a primeira etapa em vantagem.
No segundo tempo, o São Paulo buscava o empate, no entanto, abria espaço para as ofensivas do Corinthians. Neto era o jogador mais perigoso do Timão, e levava perigo ao gol de Zetti. Timão manteve-se forte defensivamente e terminou a partida com o triunfo.
Em busca do bicampeonato nacional em 1998, o Timão enfrentou o Cruzeiro, no Mineirão, na primeira partida da série decisiva. O empate por 2 a 2 forçou a realização de uma terceira partida. Principal jogador do Corinthians na partida e autor do gol de empate, o atacante Dinei disse que reestreou de verdade na equipe que o projetou para o futebol. “Devia essa situação para a nossa torcida. Agora posso dizer que voltei a jogar no Corinthians”. O técnico Wanderley Luxemburgo elogiou a atuação do jogador. “Ele foi muito importante. Mas isso não é só de hoje, ele tem entrado bem nos jogos” disse o treinador.
No ano seguinte, o Corinthians teve uma boa notícia no dia 13 de dezembro. Apesar de ter saído lesionado na primeira partida da decisão - na qual o Timão saiu em desvantagem - o meio-campista Rincón irá atuar na segunda partida das finais do Brasileirão de 1999. Segundo o médico Joaquim Grava, Rincón poderia voltar a treinar e jogaria já no próximo domingo. “Não houve ruptura de fibra. O problema foi menos grave do que eu pensava. Por isso, na quinta feira Rincón deve voltar a treinar para poder jogar já no domingo” disse o médico.
Fora da primeira partida contra o Galo, o zagueiro Nenê deixou o departamento médico, no Parque São Jorge, e deve voltar a ser escalado na próxima partida decisiva. Além do defensor, o lateral Índio e o zagueiro João Carlos, que também ficaram de fora do primeiro jogo, foram liberados e ficaram à disposição do técnico Oswaldo de Oliveira. Com isso, o treinador poderia repetir a formação que havia garantido da fase decisiva.
Já em 2012, após garantir a vaga na final do Mundial de Clubes, o Timão esperava o rival. No 13º dia de dezembro, o elenco foi ao Estádio Yokohama assistir ao confronto entre Chelsea e Monterrey. O time inglês não teve problemas, bateu os mexicanos por 3 a 1 e confirmou a classificação.
Enquanto isso, Tite já pensava no time titular para a decisão. Visando o esquema de jogo do Chelsea, o treinador cogitava a escalação de Jorge Henrique pela direita, para auxiliar o capitão Alessandro na marcação. “O apoio pelo lado esquerdo é maior. Aquela linha de três móvel deles é um local importante nosso de atenção. Um é armador, mata, um é da jogada individual, Hazard e o Oscar infiltra. Eles têm muita qualidade”.
VEJA TAMBÉM
- SE DESTACANDO DEMAIS! Garro se destaca com dois gols e torcida afirma: melhor jogador do Brasil
- 6 VITÓRIAS SEGUIDAS! Garro exalta vitória do Corinthians sobre o Vasco e boa fase do time
- SUBINDO NA TABELA! Corinthians engata sexta vitória consecutiva e busca Libertadores
52344 visitas - Fonte: Site Oficial
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas