11/12/2014 15:03

Dezembro Alvinegro, dia 11: Vésperas de decisões e temor dos rivais

Em 1999 e 2012, o Timão fazia o último treino antes de jogos importantes; Em 1990, o goleiro Zetti demonstrava respeito com as cobranças de falta de Neto

Dezembro Alvinegro, dia 11: Vésperas de decisões e temor dos rivais
Timão treinou no Estadio Toyota, local da semifinal em 2012

É dia 11 de dezembro, é data para acertar os últimos detalhes antes de jogos importantes. Foi assim em anos como 1999 e 2012. No dia de véspera do primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro de 1999 contra o Atlético-MG, no Mineirão, em Belo Horizonte-MG, a principal preocupação do técnico Oswaldo de Oliveira era a velocidade do ataque do time mineiro, que era formado na época por Marques e Guilherme.

A movimentação de Marques, atacante velocista pelo lado esquerdo, era o principal temor. Por isso, no último treino antes da primeira partida, o lateral direito César Prates, substituto de Índio, recebeu muitas orientações defensivas, deixando de lado o apoio. Vampeta também o ajudaria na cobertura. Kleber, lateral esquerdo, uma das principais armas ofensivas do Corinthians na época, também teria de se preocupar mais com a marcação.

Aliado a isso, também havia uma precaução por conta da zaga que jogaria no Mineirão. Márcio Costa e Luciano só tinham atuado juntos uma vez naquele campeonato e teriam de substituir João Carlos e Nenê, titulares que estavam machucados.

Outro foco de preocupação: Dida, Rincón, Edílson e Luizão estavam pendurados com quatro cartões amarelos. Se tomassem mais um, ficariam fora da segunda partida da decisão.

Já em 2012, um dia antes de encarar o Al Ahly, o Corinthians treinou no estádio de Toyota, local do duelo que aconteceria no dia seguinte pela semifinal do Mundial de Clubes da FIFA. “Treinamos em uma intensidade e concentração muito alta, a gente quer reproduzir isso amanhã. Essa é a cara do Corinthians”, disse Tite.

Após as atividades, o treinador demonstrou estar preparado para a primeira decisão que enfrentaria no Japão. “Temos uma responsabilidade grande. Podemos fazer mais de 35 milhões de pessoas felizes. Talvez seja a maior conquista que um clube na sua história pode ter”, finalizou.

Talismã e adversário com muito respeito

Em 1990, o Alvinegro se preparava para a primeira partida da final, e Tupãzinho, já comemorava o bom desempenho na temporada. Emprestado pelo São Bento no início do ano, o meia demorou apenas seis jogos para se tornar titular e em dois meses foi comprado em definitivo pelo Corinthians. Apesar de ter outras propostas, o Talismã da Fiel explicou o motivo de ter escolhido o Timão. “Preferi o Corinthians porque sempre fui corinthiano”, declarou.

Enquanto isso, Zetti admitia ter receio com as cobranças de falta de Neto. “Se ele estiver num bom dia e pegar bem na bola, não tem como o goleiro alcançá-la. Os méritos serão todos dele”, falou o goleiro do São Paulo.

Ponto eletrônico

Em 1998, o Corinthians tinha um problema, não dentro de campo, mas no banco de reservas. O técnico Vanderlei Luxemburgo havia sido suspenso por 60 dias pelo Tribunal de Justiça Desportiva da CBF por ter discutido com o juiz Cláudio Vinícius Cerdeira em um jogo contra o Vitória, no fim de outubro daquele ano.

Sem poder contar com Luxemburgo em campo, Oswaldo de Oliveira, que era o auxiliar-técnico da comissão na época, comandaria a equipe corinthiana do banco no primeiro jogo da final do Campeonato Brasileiro contra o Cruzeiro, no Mineirão, em Belo Horizonte-MG. Para que ambos se comunicassem, seria usado um ponto eletrônico, daqueles usados por apresentadores de televisão.

O ponto eletrônico foi escolhido devido a problemas na comunicação por telefone celular e walkie-talkie, modos testados quando Luxemburgo cumpriu suspensão nas quartas de final contra o Grêmio, pela mesma punição -- durante a semifinal, o técnico conseguiu efeito suspensivo.

"O barulho da torcida atrapalha a comunicação. Comprovamos que o ponto eletrônico é o que funciona melhor", disse Oswaldo de Oliveira. "A suspensão do técnico representa uma perda, mas vamos superar isso", completou o volante Vampeta.


VEJA TAMBÉM
- TORCIDA PEDE RETORNO! Guilherme Arana pode voltar ao Corinthians e torcida espera ansiosamente.
- POGBA NO MANCHESTER CITY? Jornalista revela situação de negociação de Pogba com o Manchester City
- SAFRA CORINTIANA! Convocação da Seleção Brasileira desfalca vários talentos do Corinthians no Paulistão









5028 visitas - Fonte: Site Oficial

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Paulista

Ter - 21:00 - Nabi Abi Chedid -
X
RB Bragantino
Corinthians

Brasileiro

Dom - 16:00 - Arena do Grêmio
0 X 3
Gremio
Corinthians
publicidade
publicidade
publicidade