Um balanço geral do Bola de Prata de 2014 aponta para a manutenção do domínio de Minas Gerais, a recuperação de São Paulo após um vexame histórico em 2013, o retorno do Rio Grande do Sul com seus dois principais clubes, o que não acontecia desde 2009, e a presença mínima do Rio de Janeiro.
Dos 15 troféus entregues este ano, cinco foram para jogadores de Cruzeiro (três) ou Atlético-MG (dois), o que diminuiu a quantidade em relação à última temporada, mas não tirou o estado do topo do prêmio entregue em conjunto pela Revista Placar e a ESPN Brasil aos melhores do Campeonato Brasileiro.
Em 2013, Minas levou sete das 14 honrarias distribuídas - este ano foram 15 porque a Chuteira de Ouro teve dois ganhadores, Barcos e Fred -, sendo seis para atletas da equipe celeste e uma para a alvinegra.
São Paulo deu a volta por cima após um "ano negro". Na premiação passada, o estado repetiu um vexame que não dava desde 1988, isto é, depois de 25 anos, quando simplesmente não teve ninguém entre os ganhadores.
Agora, Corinthians (Gil e Guerrero) e São Paulo (Rafael Toloi e Paulo Henrique Ganso) colocaram dois atletas cada na lista de vencedores, sendo, ao lado do Rio Grande do Sul, o segundo entre os estados que mais amealharam troféus.
Os gaúchos levaram três com o Grêmio (Marcelo Grohe, Zé Roberto e Barcos) e um com o Internacional (Charles Aránguiz), que volta a ter atleta na honraria após cinco anos de ausência.
A última vez colorada fora em 2009, quando Guiñazú e Kléber ganharam, respectivamente, como volante e lateral-esquerdo. Àquela também foi a ocasião derradeira na qual os dois arquirrivais apareceram juntos, já que Victor fora o melhor goleiro.
Ainda que sem o mesmo protagonismo de 2013, quando colocou Elias, então no Flamengo, na seleção ideal, o Rio de Janeiro repetiu seus dois troféus, ambos com Fred, Chuteira de Ouro por ser o maior artilheiro do país, ao lado de Barcos, e Bola de Prata de artilheiro do Brasileiro, com 18 gols.
Veja, abaixo, os premiados dos Bolas de Prata 2013 e 2014
2013
Goleiro: Fábio (Cruzeiro)
Lateral direito: Mayke (Cruzeiro)
Zagueiro: Rodrigo (Goiás)
Zagueiro: Dedé (Cruzeiro)
Lateral esquerdo: Alex Telles (Grêmio)
Volante: Nilton (Cruzeiro)
Volante: Elias (Flamengo)
Meia: Seedorf (Botafogo)
Meia: Éverton Ribeiro (Cruzeiro)
Atacante: Diego Tardelli (Atlético-MG)
Atacante: Walter (Goiás)
Artilheiro: Éderson (Atlético-PR) - 21 gols
Chuteira de Ouro: Hernane (Flamengo) - 36 gols no ano
Bola de Ouro: Éverton Ribeiro (Cruzeiro)
2014
Goleiro: Marcelo Grohe (Grêmio)
Lateral direito: Marcos Rocha (Atlético-MG)
Zagueiro: Gil (Corinthians)
Zagueiro: Rafael Toloi (São Paulo)
Lateral esquerdo: Zé Roberto (Grêmio)
Volante: Aránguiz (Internacional)
Volante: Lucas Silva (Cruzeiro)
Meia: Ricardo Goulart (Cruzeiro)
Meia: Paulo Henrique Ganso (São Paulo)
Atacante: Diego Tardelli (Atlético-MG)
Atacante: Guerrero (Corinthians)
Artilheiro: Fred (Fluminense)
Chuteira de Ouro: Barcos (Grêmio) e Fred (Fluminense)
Bola de Ouro: Ricardo Goulart (Cruzeiro)
Abaixo, clique nos ganhadores de cada posição para ler o texto especial: