8/12/2014 10:13
Dezembro Alvinegro, dia 08: Macumba, bate-papo e caminhos traçados
Nos anos de 1999 e 2012, Timão conhecia adversários no caminho das conquistas; clima de decisão contaminava o Parque São Jorge em 1999
A série "Dezembro Alvinegro" continua nesta segunda-feira (08) lembrando a data em que o Corinthians conheceu rivais no caminho das conquistas do Brasileirão 1999 e Mundial de Clubes 2012. Em 1990, o elenco temia uma com boatos de que seria alvo de macumba na semifinal em Salvador. Já em 1998, Luxemburgo abdicava do treino em campo para conversar com os jogadores.
Macumba
No ano do primeiro título do Campeonato Brasileiro, alguns jogadores do Corinthians como o volante Márcio, se irritaram com rumores de possíveis “trabalhos extra-campo” feitos por pais de santos na Bahia. A promessa era que o Timão encontraria uma “macumba” na porta de seu vestiário na Fonte Nova.
Bate-papo
Na véspera do jogo decisivo na semifinal contra o Santos, Wanderley Luxemburgo abriu mão do coletivo para motivar o elenco através do que chamou de "papo-treino", onde conversou com os atletas. "Essa ansiedade, esse frio na barriga de todos nós, faz parte do clima de decisão. Já conhecemos o Santos nos dois primeiros jogos, mas tempos que estar preparados, porque essa terceira partida certamente será diferente", declarou o treinador.
Rivais definidos
No ano do tricampeonato, o Corinthians conheceu o adversário na final no dia 08. O Atlético-MG bateu o Vitória por 3 a 0 e confirmou a vaga. Um ano depois, o Timão enfrentaria de novo um mineiro na decisão do Campeonato Brasileiro.
No Parque São Jorge, o treinador Oswaldo de Oliveira inovou no treinamento e utilizou um método alemão, no qual dividia o elenco em três times. "Essa deve ser a dinâmica de jogo das finais, com pouco espaço. Optei por esse tipo de treinamento porque não poderia forçar uma ação conjunta em razão do desgaste de alguns atletas", explicou.
Durante a tarde do dia 08 de dezembro de 2012, o Corinthians treinou em Kariya. O volante Paulinho elogiou o elenco, mesmo com as mudanças após a conquista da Libertadores da América, em julho. “Mudam as peças, mas não o padrão de jogo. O entrosamento é muito grande. Por isso estamos com títulos, vitórias”.
De noite, o Timão foi ao estádio Toyota acompanhar o confronto que definiria o rival na semifinal, entre Sanfrecce Hiroshima e Al Ahly. O time egípcio venceu por 2 a 1.
VEJA TAMBÉM
- TORCIDA PEDE RETORNO! Guilherme Arana pode voltar ao Corinthians e torcida espera ansiosamente.
- POGBA NO MANCHESTER CITY? Jornalista revela situação de negociação de Pogba com o Manchester City
- SAFRA CORINTIANA! Convocação da Seleção Brasileira desfalca vários talentos do Corinthians no Paulistão
6150 visitas - Fonte: Agência Corinthians
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas