O Brasil definiu neste sábado o alinhamento de seus últimos representantes na Libertadores da América de 2015. O Inter, com a vitória de 2 a 1 sobre o Figueirense em Florianópolis, assegurou classificação direta à fase de grupos. E o Corinthians, que bateu o Criciúma pelo mesmo placar, disputará a etapa prévia, um mata-mata. Seu adversário será um colombiano, mas ainda é incerto.
O oponente do Timão será o time de melhor campanha geral no campeonato nacional da Colômbia, excetuados os campeões do Apertura e do Finalización. O primeiro foi vencido pelo Atlético Nacional, que está garantido no Grupo 7 da Libertadores. O segundo está em andamento, com a disputa de dois quadrangulares. A final reúne o primeiro colocado de cada um (um dele é a Deportiva Independiente Medellín, disparada no Grupo B). O campeão irá para o Grupo 1, do Atlético-MG.
Entre os demais times, aquele que somou mais pontos nos dois torneios pegará o Corinthians. O Independiente Santa Fé tem a melhor campanha do ano e lidera o outro quadrangular. Se ele for campeão do Finalización, cairá no grupo do Galo – e aí o adversário corintiano será Once Caldas, Junior de Barranquilla, Medellín ou Águila Doradas. Se ele não for o campeão, enfrentará o time paulista.
Caso passe pelo oponente saído da Colômbia, o Corinthians cairá no fortíssimo Grupo 2, que tem o San Lorenzo, atual campeão da Libertadores, o São Paulo e o Danubio, do Uruguai.
Inter conhece adversário
O Inter está no Grupo 4, junto com Emelec (Equador), Universidad de Chile e o vencedor do jogo entre Morelia (México) e The Strongest (Bolívia). No entanto, ainda pode haver uma mudança. O jornal "El Comercio" apontou um erro - que já teria sido reconhecido pela federação do país - na indicação do time a ocupar a vaga Equador 1.
Segundo o diário, o regulamento da federação diz que a primeira vaga equatoriana sairá do duelo entre os dois vencedores de cada etapa do campeonato local. O Emelec ganhou a primeira e está em terceiro lugar na segunda, liderada pelo Independiente del Valle – restam três rodadas. Se a equipe de Guayaquil vencer os dois turnos, será automaticamente campeã.
O representante chileno foi conhecido neste sábado. O Universidad de Chile bateu o Unión La Calera por 2 a 0 e ficou em primeiro lugar no Torneio Apertura. O Colo Colo, campeão do Clausura, entrou no sorteio da Libertadores como Chile 1 e caiu no Grupo 1, junto com Atlético-MG, Atlas (México) e Colômbia 2.