Doni defendeu pênalti de Paulo Baier no Brasileiro de 2003 (Foto: Cláudio Oliveira / EPTV)
Corinthians enfrenta o Criciúma neste sábado, na Arena, e precisa de uma vitória (além de um tropeço do Internacional) para conquistar a vaga na fase de grupos da Taça Libertadores de 2015. Para inspirar o Timão, o "É Gol!!!" relembrou a vitória sobre o Tigre pelo Brasileirão de 2003. Naquele ano, os paulistas conseguiram montar um bom resultado dentro do Pacaembu.
Em jogo pela oitava rodada da Série A em 2003, no dia 10 de maio daquele ano, o Corinthians aproveitou o mando de campo e a pressão da torcida para chegar ao placar de 3 a 0. O primeiro gol veio aos 42 minutos. Leandro Amaral recebeu a bola na direita e cruzou rasteiro. O volante Fabrício apareceu de supresa dentro da área e a bateu de primeira, abrindo o placar.
Na etapa final, aos 12 minutos, Pingo cruzou na área. Leandro Amaral se antecipou à marcação e cabeceou com muita força, para fazer o segundo do Timão. O Criciúma poderia ter reagido, quando Anderson derrubou Tico na área. Mas o goleiro Doni defendeu a cobrança de pênalti de Paulo Baier.
Como "castigo", o Corinthians ainda marcaria o terceiro gol aos 39. Após cobrança de escanteio de Rogério, Fábio Luciano chegou antes da defesa e bateu de primeira. O golaço fechou o placar.
Apesar da vitória, o Corinthians não foi bem no Brasileirão daquele ano e acabou na 15ª posição, com 59 pontos em 46 rodadas. O Criciúma fez um ponto a mais e terminou em 14º lugar.
Corinthians: Doni; Rogério, Fábio Luciano, Anderson e Roger (Kleber); Fabrício, Renato Abreu, Pingo e Fumagalli (Luciano Ratinho); Leandro Amaral e Leandro (Moreno). Técnico: Geninho.
Criciúma: Fabiano Borges; Luciano, Alex Xavier e Luciano Almeida; Paulo Baier, Léo Mineiro, Paulo César, Saulo (Juca) e Cléber Gaúcho (Alonso) ; Tico e Jabá. Técnico: Edson Gaúcho.