6/12/2014 07:54

Dia do adeus: L!Net traz altos e baixos de Mano à frente do Corinthians

Após ano conturbado, questões extracampo causaram demissão antecipada do técnico. Neste sábado, contra o Criciúma, o comandante se despede do clube pela segunda vez

Dia do adeus: L!Net traz altos e baixos de Mano à frente do Corinthians
Mano Menezes não ganhou títulos em 2014 (Foto: Miguel Schincariol/LANCE!Press)

O Corinthians faz neste sábado seu último jogo do ano, contra o Criciúma, a partir das 16h30, em Itaquera. Uma vitória, somada a um tropeço do Inter diante do Figueirense, dará a vaga direta na fase de grupos da Libertadores-15. O adeus do Timão também será o último compromisso de Mano Menezes à frente da equipe, o 63º da sua segunda passagem, o 248º de sua história no clube.

Um trabalho que não terá continuidade por um motivo extracampo, que pesou mais do que qualquer resultado ou decisão dentro das quatro linhas: a eleição presidencial no próximo mês de fevereiro. Se Mário Gobbi Filho ainda tivesse mais um ano de mandato, o contrato do treinador já estaria renovado.

Mas por que isso não acontecerá? Porque, apesar de toda amizade, respeito e gratidão que existem entre Mano e Gobbi, o atual mandatário não quer se indispôr com o candidato que tentará eleger no pleito. Roberto de Andrade, que o ajudou a fundar o grupo Renovação & Transparência, há quase dez anos, não quer a continuidade do comandante. Gobbi sabe disso, assim como Mano.

A decisão do presidente está tomada há algum tempo e, inclusive, anunciada. Num primeiro momento, o mandatário pensou em ficar sem treinador até fevereiro, deixando a montagem do elenco para a comissão técnica. Depois, pressionado e convencido, passou a buscar opções no mercado. Tite surgiu como primeiro e maior candidato, por motivos óbvios. O entrave financeiro, porém, o faz pensar em Oswaldo de Oliveira e até Abel Braga.

Independentemente de quem vier, Mano Menezes parece ter a consciência tranquila de que, entre erros e acertos, ele poderia dar continuidade ao seu trabalho, como fez na primeira passagem, quando passou dois finais de ano (2008 e 2009) empregado no Corinthians.

– Estou feliz. Não estou totalmente feliz, mas estou feliz – disse o comandante, em meio a sorriso propositalmente forçado.

– Não acho que fui injustiçado. Futebol é assim como ele é. Vim para fazer meu trabalho. Fizemos uma boa parte do que precisava ser feito. As pessoas têm o direito de pensar diferente (...) Você tem muitos sentimentos no futebol e no trabalho profissional. O melhor é ir para casa com a consciência tranquila – completou o treinador.

Contra o Criciúma, o último jogo do Corinthians. Contra o Criciúma, o último jogo de Mano Menezes.

A PARTE POSITIVA DO LEGADO DE MANO MENEZES

Reformulação - Mano Menezes fez o que Tite não faria pela gratidão a jogadores que lhe deram tantos títulos: encerrar o ciclo dos mesmos. A 'limpa' dos veteranos e/ou multicampeões era necessária e o treinador assumiu a responsabilidade e o ônus.

Parte tática - O Corinthians fecha a temporada com um time muito mais forte do que iniciou. E não foi pela chegada de reforços, já que Anderson Martins, Elias e Lodeiro não colaboraram tanto para isso. A equipe melhorou taticamente e isso passou pelas mãos de Mano.

Libertadores - A equipe voltará à competição sul-americana em 2015, após uma temporada de ausência (não disputou este ano). Independentemente da posição (3º ou 4º), participar do principal torneio do continente renderá muito dinheiro ao clube.

Guerrero - O peruano era centroavante antes da chegada de Mano, daqueles que ficam como referência e na busca do erro da zaga. Durante a temporada 2014, o camisa 9 virou atacante, demonstrando que pode exercer outras funções no setor ofensivo.

Clássicos - O Corinthians terminou o Brasileirão-14 com quatro vitórias e dois empates contra seus três maiores rivais. Sem dúvida, algo que o torcedor dá muito valor.

A PARTE NEGATIVA DO LEGADO DE MANO MENEZES

Paulistão - Mesmo diante da necessária reformulação e do fato de ser início de trabalho, o treinador não conseguiu colocar o Corinthians sequer na fase mata-amata do Estadual. Em seu grupo, Botafogo-SP e Ituano se classificaram, com bem menos investimentos.

Copa do Brasil - Perder a vaga após abrir 3 a 0 contra o Atlético-MG foi o pior momento do treinador na segunda passagem pelo Timão. Faltou pulso para se impôr diante de Elias e Gil, que não quiseram iniciar a partida, além de errar na avaliação que Felipe e Guilherme Andrade dariam conta do recado.

Troca de jogadores - Ao longo da temporada, Mano poderia ter dado sequência de jogos para alguns atletas, como Jadson. O pior momento: contra o Coritiba, após fazer sete dos nove pontos disputados fora de casa, resolveu mudar a equipe... resultado foi o baile do Coxa no primeiro tempo e os 2 a 0 no placar, que foram minimizados pelo empate no último lance.

Inauguração da Arena - Apesar da recuperação fantástica e dos atuais 74,5% de aproveitamento em Itaquera, Mano Menezes estará na história como o treinador que perdeu no primeiro jogo oficial. O treinador não conseguiu transformar o ambiente de festa e tensão. Resultado: triunfo do Figueirense, por 1 a 0.

MANO MENEZES NO CORINTHIANS

1ª PASSAGEM: 5/12/07 a 25/7/10 (961 dias)

103 vitórias
49 empates
33 derrotas

320 gols pró
176 gols contra
144 gols de saldo

555 pontos disputados
358 pontos conquistados

Campanhas:

Paulistão/08 - 5º lugar
Copa do Brasil/08 - 2º lugar
Série B/08 - 1º lugar
Paulistão/09 - 1º lugar
Copa do Brasil/09 - 1º lugar
Brasileirão/09 - 10º lugar
Paulistão/10 - 5º lugar
Libertadores/10 - eliminado nas oitavas-de-final
Brasileirão/10 - 1º lugar*
*Deixou a equipe na liderança e foi para a Seleção Brasileira

2ª PASSAGEM: 06/01/14 a 6/12/14 (334 dias)

32 vitórias
15 empates
15 derrotas

91 gols pró
58 gols contra
33 gols de saldo

186 pontos disputados
111 pontos conquistados

Campanhas:

Paulistão/14 - 9º lugar
Copa do Brasil/14 - 6º lugar
Brasileirão - 4º lugar*
*Poderá terminar na terceira posição hoje




VEJA TAMBÉM
- Timão escalado para o jogo contra o Argentinos Juniors
- Reserva do Corinthians, Carlos Miguel é sondado por clubes do Brasil e da Europa
- Timão escalado para o jogo contra o Juventude









5898 visitas - Fonte: LanceNet!

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

  • publicidade
  • publicidade
    publicidade

    Brasileiro

    Dom - 16:00 - Neo Química Arena -
    X
    Corinthians
    Atletico-MG

    Sudamericana

    Ter - 19:00 - Neo Química Arena
    4 X 0
    Corinthians
    Nacional Asuncion
    publicidade
    publicidade
    publicidade