Corinthians e Criciúma se enfrentarão na arena alvinegra
(Foto: Marcos Ribolli)
O Corinthians já está garantido na Taça Libertadores da América de 2015, mas ainda busca uma vaga direta na fase de grupos da competição continental. Para isso, encara o rebaixado Criciúma neste sábado, às 16h30 (horário de Brasília), em sua arena, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Enquanto os catarinenses apenas cumprem tabela, o Timão precisa dos três pontos e de um tropeço do Internacional, que encara o Figueirense no mesmo horário, para evitar o quarto lugar e a necessidade de disputar a fase preliminar da Libertadores, contra um time colombiano ainda indefinido.
A derrota por 5 a 2 para o Fluminense, no último domingo, tornou o cenário mais complicado para o Corinthians. Com os dois possíveis jogos preliminares na Libertadores, a equipe teria de adiar dois compromissos pelo Campeonato Paulista, contra Linense, fora de casa, e Portuguesa, na Arena, marcados para os mesmos dias 4 e 11 de fevereiro da "Pré-Libertadores". Além disso, o Timão ainda viverá as eleições, no dia 7, e o clássico contra o Palmeiras no dia 8 do mesmo mês. Um calendário apertado logo no início de temporada, que ganha alívio caso o Alvinegro conquiste o terceiro lugar.
O Criciúma vê no jogo contra o Timão uma oportunidade de fazer um "teste final" para seus jogadores mais jovens, promovidos das categorias de base, e avaliar quem deve permanecer no elenco para 2015. O técnico interino Luizinho Vieira tem utilizado entre três ou quatro jogadores da base nos jogos. Na lanterna do Brasileirão e rebaixado antecipadamente, o Tigre busca encerrar uma série de nove jogos sem vencer e terminar a temporada de maneira digna.
A TV Globo transmite a partida para o estado de SP, e o Sportv exibe para todo o Brasil, exceto para São Paulo. O Premiere FC mostra a partida para o país inteiro. O GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real, com vídeos, a partir das 15h30.
Corinthians: sem o zagueiro Gil, suspenso, Anderson Martins retorna à equipe, após ter se recuperado de uma tendinite na coxa direita. O restante da equipe não terá novidades: Cássio; Fagner, Felipe, Anderson Martins e Fábio Santos; Ralf, Elias, Petros e Renato Augusto; Malcom e Guerrero.
Criciúma: o técnico interino aposta na ofensividade do lateral-direito Maicon Silva e em três atacantes. Destaque da última Copa SP pelo Taboão da Serra-SP, Gustavo ganha a chance de começar a partida e vai ter os também jovens Roger Guedes e Lucca como companheiros de ataque. Para as ausências do zagueiro Fábio Ferreira, do volante João Vitor (ambos liberados pelo clube) e do meia Cleber Santana, Luizinho Vieira utiliza Joílson, Rafael Pereira e Ricardinho, respectivamente. O Tigre começa o jogo com: Bruno; Maicon Silva, Joílson, Iago Maidana e Giovanni; Rafael Pereira, Barreto e Ricardinho; Roger Guedes, Gustavo e Lucca.
Corinthians: Gil (suspenso) e Luciano (doente, com amigdalite)
Criciúma: Cléber Santana, João Vitor e Fábio Ferreira (suspensos, já foram liberados). O goleiro Luiz, o zagueiro Heitor, o lateral-direito Eduardo, o volante Maylson e o atacante Silvinho (lesionados).