No quinto dia de dezembro, mesmo dia da Invasão Corinthiana, o Corinthians.com.br relembra os principais fatos que ocorreram nesta data nos anos das cinco conquistas do Brasileirão, além do segundo Mundial de Clubes, em 2012.
Nos anos de 2005 e 2011, os jogadores do Corinthians foram à sede da CBF para a premiação do Campeonato Brasileiro, e em ambos os anos atletas alvinegro saíram vencedores. No ano do tetra, Fábio Costa, Gustavo Nery, Marcelo Mattos, Roger e Tevez fizeram parte da Seleção do Campeonato, além do argentino ser eleito o melhor da competição. Já no penta, Ralf e Paulinho foram os únicos entre os 11 melhores do torneio.
Nos anos de 1990 e 1998, era véspera de confronto decisivo. Noano da primeira conquista nacional, o Corinthians se preparava para o primeiro jogo da semifinal contra o Bahia, que seria no dia seguinte. O treinador Nelsinho Baptista procurava usar a psicologia para conter a ansiedade de seus atletas. O treinador acreditava que depois do confronto contra o Galo a equipe já estava preparada para enfrentar uma eventual desvantagem na semifinal.
Oito anos depois, o treinador Wanderley Luxemburgo prometia mais liberdade para o meia Marcelinho, após o camisa 7 priorizar a marcação de Athirson no primeiro duelo: “A função tática existe em qualquer equipe do futebol mundial, mas, pelo fato de o jogo ser no Pacaembu, o Marcelo terá mais liberdade. O goleiro Nei demonstrava confiança, mesmo após a derrota por 2 a 1 na Vila Belmiro uma semana antes: “Jogar aqui é diferente. É a casa do Corinthians. Será mais fácil mudar esse quadro”.
Em 1999, único ano em que jogou, o Timão entrou em campo na segunda e decisiva partida de semifinal do Brasileirão. Após bater o São Paulo por 3 a 2 no jogo de ida, o Alvinegro venceu por 2 a 1 no Morumbi com gols de Ricardinho e Edilson. Por conta da longa temporada, o Corinthians via como principal adversário o desgaste físico dos atletas. “Tomei uma injeção e consegui suportar a dor”, disse Márcio Costa ao fim do jogo.
Já em 2012, ano da conquista do Mundial de Clubes, o Corinthians buscava adaptar aos poucos os jogadores ao fuso horário com a parada nos Emirados Árabes. O elenco passeou pelo Dubai Mall, um dos maiores shoppings do mundo. Na visita, Paolo Guerrero, que é dúvida para a competição, se mostrou confiante na recuperação: “Não sinto mais dores”, afirmou.
Durante a tarde, o Timão treinou em Dubai e o revés para o São Paulo, três dias antes, ainda repercutia entre os jogadores. “A derrota faz a gente rever algumas coisas e corrigir outras, justamente em um momento tão importante”, disse o capitão Alessandro.
Campeão Paulista
A data também é marcada pelo 9º título paulista do Corinthians e primeiro da era profissional, em 1937. Na ocasião, o Timão bateu o Estudantes por 3 a 0 no Parque São Jorge com três gols de Filó no Parque São Jorge.