4/12/2014 12:06

Dezembro Alvinegro: Corinthians campeão brasileiro de 2005

Um time de craques como Tevez, Roger, Mascherano e Carlos Alberto deu o tetracampeonato nacional ao Timão no dia 04 de dezembro de 2005

Dezembro Alvinegro: Corinthians campeão brasileiro de 2005
O Corinthians começou o ano de 2005 embalado por contratações de peso. Vieram nomes como Carlitos Tevez, Mascherano, Roger e Carlos Alberto. Apesar disso, o time não se acertava em campo e já havia trocado Tite por Daniel Passarella ainda no Campeonato Paulista. Quem acompanhou os primeiros meses de 2005 no Parque São Jorge poderia acreditar que o Alvinegro iria amargar um ano sem conquistas.

E o Timão ainda não começou bem o Brasileirão daquele ano. Nas três primeiras rodadas, foram duas derrotas e um empate, o que acabou culminando na demissão do então treinador argentino Daniel Passarella. Somente na quarta rodada que o Corinthians conseguiu a primeira vitória, sobre o Atlético-PR, fora de casa.

Sob o comando de Marcio Bittencourt, campeão brasileiro como jogador em 90 e técnico que era interino e virou efetivo, o Alvinegro emplacou uma série de cinco vitórias seguidas e conseguiu reagir na competição. Aos poucos, o time formado por craques dava liga. De triunfo em triunfo, o Timão finalmente assumiu a liderança do Brasileirão na vitória sobre o Coritiba por 3 a 0, no Pacaembu, na 17ª rodada.

A equipe liderada por Carlitos Tevez deu verdadeiros shows no primeiro turno, como a goleada por 5 a 3 sobre a Ponte Preta fora de casa. Com um ataque avassalador – que foi o melhor da competição, com 87 gols marcados –, foi campeão do turno, tornando-se o principal favorito ao título brasileiro.

Entretanto, alguns tropeços no segundo turno custaram o cargo de técnico a Marcio Bittencourt. A última partida dele foi contra o Flamengo, fora de casa. Antes desse jogo, o então presidente rubro-negro, Márcio Braga, deu uma famosa declaração, dizendo que não conhecia Carlitos Tevez. O argentino resolveu se apresentar fazendo mais uma grande apresentação, com dois gols que garantiram a vitória por 3 a 1.

Antônio Lopes foi chamado para comandar o time na reta final do campeonato, que reservou jogos marcantes para o torcedor do Timão. O maior deles foi a goleada por 7 a 1 sobre o Santos no Pacaembu, com três gols de Tevez.

Assim, há exatamente nove anos, o Corinthians chegou à última rodada na liderança para enfrentar o Goiás no Serra Dourada, em Goiânia-GO, podendo até perder, desde que o Internacional não descontasse uma diferença de seis gols de saldo. O Alvinegro acabou perdendo a partida, mas mesmo assim, com a derrota do time gaúcho para o Coritiba fora de casa, garantiu o tetracampeonato brasileiro, o primeiro do clube na era dos pontos corridos.

O camisa 10 e capitão do Timão, Carlitos Tevez, que tinha apenas 21 anos, foi o grande destaque da equipe alvinegra, com 20 gols marcados. O argentino ainda levou o prêmio de craque da competição.

Tevez foi, inclusive, o terceiro estrangeiro a levantar uma taça de campeão brasileiro como capitão do Corinthians. Em 1998, a honra coube ao paraguaio Gamarra. Um ano depois, ao colombiano Rincón.

FICHA TÉCNICA

GOIÁS 3 X 2 CORINTHIANS
Campeonato Brasileiro, segundo turno

Data: 04/12/2005
Local: Serra Dourada - Goiânia-GO
Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR)
Gols: Paulo Baier (GOI) aos 45 minutos do primeiro tempo; Tevez (COR) aos cinco minutos, Coelho (COR) aos 12 minutos, Souza (GOI) aos 24 minutos e Romerito (GOI) aos 39 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: André Leone e Roni (GOI)

GOIÁS: Harley; Rafael Dias, Aldo e André Leone; Paulo Baier, Cléber, Cléber Gaúcho, Rodrigo Tabata (Danilo Portugal) e Jadílson; Roni e Souza (Dodô). Técnico: Geninho

CORINTHIANS: Fabio Costa; Marinho, Marcelo Mattos e Wendel; Coelho (Edson), Bruno Octávio, Rosinei, Carlos Alberto e Gustavo Nery; Tevez e Nilmar (Jô). Técnico: Antônio Lopes

Você encontra mais informações sobre esse e mais jogos do Corinthians no Aplicativo do Almanaque do Timão, disponível em iOS e Android na Apple Store e Google Play.


VEJA TAMBÉM
- FUTURO INCERTO! Joia do Corinthians ainda não renovou com o Corinthians e foi afastado do elenco
- ÍNDICIO SUSPEITO! Guilherme Arana marca presença em show no camarote da patrocinadora do Corinthians; Entenda
- LEMBRA DELE? Antônio Oliveira elogia trabalho no Corinthians e diz que a qualidade do elenco não é de hoje









14466 visitas - Fonte: Agência Corinthians

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Paulista

Ter - 21:00 - Nabi Abi Chedid -
X
RB Bragantino
Corinthians

Brasileiro

Dom - 16:00 - Arena do Grêmio
0 X 3
Gremio
Corinthians
publicidade
publicidade
publicidade