3/12/2014 14:47
Dezembro Alvinegro: mata-mata ou pontos corridos? Para o Corinthians, tanto faz
Timão conquistou dois títulos brasileiros nos pontos corridos e três no mata-mata. Todos no último mês do calendário
Em 2011, Timão conquistou o título nos pontos corridos
A velha discussão de qual é o melhor formato para o Campeonato Brasileiro dá as caras no Dezembro Alvinegro. Mas, calma, torcedor corinthiano. A questão não é escolher uma fórmula e sim relembrar que seja qual for o formato, o desempenho alvinegro na competição é positivo.
Dono de cinco títulos e três vice-campeonatos, o Corinthians chegou pela primeira vez à decisão em um dos sistemas mais controversos.
Em 1976, com três fases de grupos, e quatro classificados para às semifinais depois da maratona, o Corinthians encarou o Fluminense sem direito a jogo de volta por ter uma campanha menos regular. Vitorioso no dia da histórica Invasão Corinthiana, o Timão cairia na final para o Internacional mais uma vez como visitante.
Outro vice-campeonato alvinegro, em 1994, teve fórmula parecida. Com as equipes divididas em quatro grupos de seis times, os dezesseis melhores avançaram para a etapa seguinte. Em duas chaves de oito times, classificaram-se seis times para a fase decisiva. Os outros dois participantes do mata-mata saíram de uma repescagem. Na final, após passar por Bragantino e Atlético-MG, o Timão caiu para o Palmeiras em dois jogos.
Em 2002, o Timão acumulou seu último vice-campeonato ao perder para o Santos na decisão. O formato da competição foi mais tradicional: 26 equipes, todos jogando contra todos em turno único com oito classificados e quatro rebaixados. O Corinthians ficou com a terceira posição e derrotou Atlético-MG e Fluminense para chegar à disputa pelo título.
Já em suas conquistas, o Corinthians levantou taças nos mais diversos formatos. Em 1990, na primeira taça, Neto e cia enfrentaram os 19 clubes da primeira divisão. Para efeitos de classificação, os times foram divididos em dois grupos de dez equipe cada. No primeiro turno, confrontos dentro do grupo; no returno, contra equipes do grupo oposto.
O Timão classificou-se em sétimo lugar e por isso enfrentou o Atlético-MG, segundo colocado, nas quartas de final. Após eliminar a equipe mineira, o Corinthians despachou o Bahia e conquistou o primeiro título nacional diante do São Paulo, sempre em dois jogos.
Já em 1998 e 1999, Marcelinho, Vampeta, Rincón, Dida e outros conquistaram dois canecos seguidos na fórmula que melhor funcionou durante os anos 1990. Todos contra todos na primeira fase em turno único (24 equipes em 1998, 22 em 1999) e mata-mata decisivos em dois jogos na sequência.
Líder da primeira fase em ambos os anos, o Timão passou por Grêmio, Santos e Cruzeiro para conquistar o bicampeonato nacional, em sistema de playoff (mata-mata de três jogos). Em 1999, ano do tricampeonato, o Alvinegro eliminou Guarani, São Paulo e derrotou o Atlético-MG na decisão.
Já na era dos pontos corridos, Carlitos Tevez comandou o time corinthiano na conquista de 2005. Com 22 equipes disputando a competição, o Timão saiu vitorioso em 24 jogos, empatou nove vezes e perdeu outras nove partidas. O ataque marcou impressionantes 87 gols. Tevez foi o terceiro artilheiro da competição com 20 gols marcados, e foi superado apenas por Róbson (Paysandu) com 21, e Romário (Vasco) com 22.
Em 2011, ano da última conquista alvinegra, e única no formato atual e com 20 clubes, a equipe comandada por Tite acumulou 71 pontos (21 vitórias, oito empates e nove derrotas). Com 53 gols pró e 36 gols contra (melhor defesa), o Timão ainda cravou o melhor saldo de gols da competição (17) ao lado do vice-campeão Vasco.
Foi nessa conquista, também, a última vez que o Corinthians garantiu a vaga na Libertadores através do Campeonato Brasileiro. 1990, 1998, 1999, 2005 e 2010 foram as outras oportunidades. A vaga conquistada em 2014 é a terceira em onze campeonatos no formato atual.
VEJA TAMBÉM
- FUTURO INCERTO! Joia do Corinthians ainda não renovou com o Corinthians e foi afastado do elenco
- ÍNDICIO SUSPEITO! Guilherme Arana marca presença em show no camarote da patrocinadora do Corinthians; Entenda
- LEMBRA DELE? Antônio Oliveira elogia trabalho no Corinthians e diz que a qualidade do elenco não é de hoje
4050 visitas - Fonte: Site Oficial
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas