m dos jogos do Vasco em Manaus marcou a abertura do anel superior da Arena da Amazônia
Em 2014, a Arena da Amazônia, palco de quatro jogos na Copa do Mundo, recebeu seis partidas de grandes equipes, em jogos válidos pelas Séries A e B, mais a Copa do Brasil.
Ao todo, os confrontos que trouxeram à capital do Amazonas Flamengo, Vasco, Corinthians e Botafogo registraram um total de 180.190 pagantes, uma média de pouco mais de 30 mil pessoas por jogo. E os duelos do Cruzmaltino aparecem como os que mais tiveram pagantes.
Em Manaus, o Vasco enfrentou o Resende no dia 3 de abril, pela Copa do Brasil, em jogo que teve 38.189 pagantes, e ficou marcado como o sendo o primeiro no qual o anel superior da Arena da Amazônia foi liberado, atingindo assim o então recorde de público do estádio.
Cinco meses mais tarde, foi a vez do Gigante da Colina enfrentar o Oeste, pela Série B do Campeonato Brasileiro, em jogo que teve 26.621 pagantes, um total de 64.810 (média de 32.405).
Botafogo x Flamengo ainda registra maior número de pagantes em partida entre clubes
Os jogos que envolveram o Flamengo reuniram ao todo 59.618 pagantes (média de 29.809). As partidas foram contra o Botafogo, pela Série A do Campeonato Brasileiro, no dia 25 de outubro, e contra o Vitória, também pelo Brasileirão, no dia 29 de novembro. O clássico entre Flamengo e Botafogo detém o recorde de público entre clubes na Arena da Amazônia.
As partidas das quais o Botafogo participou registraram 59.560 pagantes ao todo (média de 29.780). Além do Flamengo, o Glorioso enfrentou também o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro, no dia 11 de outubro.
Já os jogos do Corinthians reuniram 55.762 pagantes (média de 27.881). Além do Botafogo, o Timão encarou o Nacional-AM pela Copa do Brasil, no dia 30 de abril.
E em 2015?
A tendência é que o estádio de Manaus, mais uma vez, volte a receber grandes equipes na temporada 2015. Além do Flamengo, que já sinalizou a possibilidade de retornar à Arena Amazônia, o São Paulo é outro grande clube brasileiro que poderá visitar a capital amazonense no próximo ano.
Os jogos seriam amistosos, mas não há nada confirmado de forma oficial pelas agremiações.