Grêmio x Flamengo é um grande clássico do Brasil... mas não valerá nada para nenhum dos dois
Foto: Buda Mendes / Getty Images
Campeonato Brasileiro acaba neste fim de semana, mas quase tudo já está definido. O Cruzeiro é o campeão, os times que jogarão a Libertadores 2015 já estão certos, dois dos quatro rebaixados já foram confirmados... um cenário que vai gerar uma situação inusitada: na última rodada, a que deveria ter a maior carga de emoção para o torcedor, metade dos jogos não valerão nada para nenhum dos times.
É claro que ainda há coisas importantíssimas em disputa. Na principal delas, três times brigam por um único lugar para permanecer na Série A: dois entre Palmeiras, Bahia e Vitória serão rebaixados. Na outra ponta da tabela, Corinthians e Inter já estão na Libertadores, mas falta definir qual vai entrar direto na fase de grupos e qual precisará passar pela fase preliminar.
O fato é que cinco dos dez jogos não terão praticamente nenhum atrativo. O campeão Cruzeiro vai apenas se despedir da torcida em 2014 contra o Fluminense, no Mineirão; o rebaixado Botafogo vai jogar em Brasília contra o Atlético-MG com a única motivação de não terminar na lanterna; e encontros como Sport x São Paulo, Grêmio x Flamengo e Goiás x Chapecoense são vistos pelos clubes apenas como o último obstáculo para as férias.
Em um campeonato de pontos corridos, as "finais" são rodada a rodada, já que nenhum jogo vale mais que outro. Mas neste ano, os momentos mais decisivos e emocionantes aconteceram mais cedo. Torcedores de Corinthians, Inter, Palmeiras, Bahia e Vitória estarão certamente mais ligados que nunca; para os outros, porém, resta pouco senão se despedir de seu time - e, claro, "secar" os rivais.