1/12/2014 10:24
Timão vai à Copa Libertadores pela 12ª vez e tenta evita trauma Tolima
Terminar o Brasileirão em quarto lugar e ser obrigado a disputar a primeira fase da Libertadores vai muito além de um risco precoce de eliminação na competição sul-americana
O Corinthians está de volta à Copa Libertadores. Será a 12ª participação do clube no torneio sul-americano, que fez o corintiano sofrer nas nove primeiras edições, mas levou esse mesmo torcedor ao êxtase no ano de 2012, quando a equipe de Tite não apenas conquistou o título, mas o fez de forma invicta (oito vitórias e cinco empates).
Vale lembrar ainda que Chicão, Ralf, Castán & Cia. entraram para a história da competição com incríveis quatro gols tomados em 14 jogos - melhor desempenho defensivo desde o início da disputa, em 1961.
A última participação do Timão foi traumática. Em 2013, a equipe buscava o bicampeonato mas parou nas oitavas de final, com uma das arbitragens mais polêmicas da histórica do clube.
Na ocasião, o paraguaio Carlos Amarilla anulou um gol legal de Romarinho, não viu a mão na bola de um zagueiro do Boca Juniors e o empate, por 1 a 1, acabou com o sonho da segunda conquista - Alvinegro havia perdido na Argentina, por 1 a 0, no jogo de ida.
Por falar em trauma, terminar o Brasileirão em quarto lugar e ser obrigado a disputar a primeira fase da Libertadores vai muito além de um risco precoce de eliminação na competição sul-americana.
Para o Corinthians, tal situação significaria trazer à tona o fantasma da vexatória derrota para o Tolima, em 2011. Na ocasião, o Timão de Ronaldo e Roberto Carlos empatou em 0 a 0, no Pacaembu, e perdeu por 2 a 0, no Estádio Manuel Toro, tornando-se o primeiro brasileiro eliminado em tal etapa da Libertadores.
Algo que acontecerá se o resultado da partida contra o Criciúma seja o mesmo do jogo entre Figueirense e Internacional. Ou seja, se o Colorado perder, o Timão precisará empatar para ir à fase de grupos.
Se os gaúchos empatarem, a equipe de Mano Menezes terá de vencer. Se Abel Braga & Cia. vencerem, aí não haverá outra saída: Corinthians disputará o mata-mata da primeira fase.
– Vale muito (ir direto para a fase de grupos), por isso está acontecendo o que aconteceu hoje. Tem que lutar por ela (vaga direta) porque dá segurança no planejamento.
Da segurança dentro do grupo, investimentos pra Libertadores. Fazer dois jogos só traz um risco maior. Tudo isso se resolve na próxima rodada. Tentamos hoje deixar muito encaminhado, mas não foi possível – afirmou Mano Menezes, que já evita um oba-oba diante do jogo contra a pior equipe do Campeonato Brasileiro.
- Estamos vacinados contra essas questões de lanterna, time desclassificado. Sabemos que precisamos jogar bem para vencer o Criciúma. Estamos jogando bem e vamos construir essa vitória, não tenha dúvida - afirmou o treinador, demonstrando confiança.
CORINTHIANS NA COPA LIBERTADORES:
1ª participação – 1977 (13º lugar)
2ª participação – 1991 (11º lugar)
3ª participação – 1996 (5º lugar)
4ª participação – 1999 (6º lugar)
5ª participação – 2000 (4º lugar)
6ª participação – 2003 (10º lugar)
7ª participação – 2006 (12º lugar)
8ª participação – 2010 (9º lugar)
9ª participação – 2011 (37º lugar)
10ª participação – 2012 (1º lugar)
11ª participação – 2013 (10º lugar)
12ª participação - 2015 (garantido!)
VEJA TAMBÉM
- FUTURO INCERTO! Joia do Corinthians ainda não renovou com o Corinthians e foi afastado do elenco
- ÍNDICIO SUSPEITO! Guilherme Arana marca presença em show no camarote da patrocinadora do Corinthians; Entenda
- LEMBRA DELE? Antônio Oliveira elogia trabalho no Corinthians e diz que a qualidade do elenco não é de hoje
4371 visitas - Fonte: LanceNet!
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas