30/11/2014 20:24
Mano reclama de pênaltis do Flu e dispara: "Arbitragem teve um lado"
Técnico do Corinthians diz que time teve erros e acertos, mas condena decisões do árbitro Wilton Pereira Sampaio. Fluminense venceu por 5 a 2 com dois pênaltis
Mano Menezes foi expulso pelo árbitro Wilton Pereira Sampaio contra o Flu (Foto: Alexandre Loureiro / Agência estado)
O técnico Mano Menezes, do Corinthians, dividiu a análise da derrota por goleada para o Fluminense, por 5 a 2, neste domingo, no Maracanã. Primeiro ele falou sobre bola rolando, aspectos técnicos e táticos do jogo, e depois criticou a polêmica arbitragem de Wilton Pereira Sampaio. Ele marcou dois pênaltis a favor do Tricolor carioca, sendo o segundo deles de forma equivocada. Fábio Santos derrubou Kenedy fora da área, aos 20 minutos do segundo tempo, mas o árbitro assinalou penalidade máxima. Três minutos mais cedo, Conca havia sofrido falta de Gil dentro da área, lance que também originou pênalti. Nas duas oportunidades Fred fez os gols. E o treinador foi expulso de campo justamente por ter reclamado.
O que descontrolou mesmo foram as duas penalidades máximas. Muito próximas. Revendo as imagens temos a mesma opinião que tivemos durante o jogo: nenhuma das duas foi. O árbitro estava com vontade de marcar. Desde o início ele estava com vontade de marcar algumas coisas. A arbitragem teve um lado. Ela não errou num lance isolado. O segundo pênalti foi fora da área, mas é um lance no limite que é sujeito a erros. O que você não pode é cometer sucessivos erros nos 90 minutos só para um lado. É por isso que reclamamos e por isso os jogadores estavam muito nervosos em campo. Acaba perdendo um pouco desse controle. Aconteceu isso hoje - disparou Mano.
Na análise da bola rolando propriamente dita, Mano fez ponderações sobre o desempenho do time. Houve espaço para elogios e críticas.
- Iniciamos bem o jogo, com controle e chegada na frente.
Tivemos um gol e outras oportunidades para fazer mais. Da metade do primeiro tempo para frente começamos a errar muito na transição das jogadas. Poderíamos ter feito mais simples para ser mais eficiente. O Fluminense cresceu um pouco e fez o gol de empate. Numa falta desnecessária que cometemos, Sobis cobrou e fizemos um gol contra (de Ralf). Aquilo deu mais tranquilidade ao Fluminense. Esses erros nos custaram caro porque devolvemos o jogo a eles. No segundo tempo voltamos muito bem. Em cinco minutos perdemos três oportunidades, uma com Malcom, outra com Elias e outra com Paolo (Guerrero). Por detalhe, acabamos não fazendo. E depois sofremos um gol meio acidental, que começou numa tentativa de cruzamento - completou.
Veja os principais trechos da entrevista coletiva de Mano Menezes:
Faltou maturidade ao time
- Tem muitas equipes maduras que também sofrem neste momento. Quando você se sente desrespeitado de forma frequente dentro do mesmo jogo, aqueles que são ganhadores se revoltam mais porque não aceitam isso. Não é normal. Acontecer a mesma coisa durante 90 minutos não é normal. O jogo de hoje não foi normal.
Poderia ter matado o jogo
- Quando nos referimos à arbitragem, no dia seguinte as pessoas sempre dizem que só reclamou de arbitragem. Não tenha dúvida que também tivemos nossos erros, senão o jogo não terminaria 5 a 2. No primeiro tempo exageramos na preciosidade, fizemos escolhas erradas. O jogo estava à nossa feição. Mas um gol muda tudo, e demos a oportunidade ao Fluminense. Eles foram competentes, mas claro que com um empurrãozinho considerável. Amanhã alguém vai dizer que o árbitro também deu um pênalti que não foi para o Corinthians. Mas em que altura ele deu o pênalti? A vaca já tinha ido para o brejo. Aí diz que dá para os dois lados. É isso que incomoda nesse tipo de arbitragem. Situações que acontecem a favor e contra. Hoje foi contra.
Jogo contra o Criciúma: aceita ser fora da Arena
- Temos de jogar no nosso estádio porque temos esse direito. O que vai ser decidido na semana a respeito da segurança não podemos interferir. É bom jogar na sua casa, não tenha dúvida disso. Estamos vacinados contra essas questões de lanterna, time desclassificado. Sabemos que precisamos jogar bem para vencer o Criciúma. Estamos jogando bem e vamos construir essa vitória, não tenha dúvida.
Vaga direta ou não
- Ela vale muito, por isso algumas coisas que aconteceram hoje estão acontecendo. Porque ela vale muito. Vamos lutar por ela porque dá uma segurança no futuro planejamento. Você já tem decidida uma Libertadores dentro dos grupos. Muda os investimentos. Fazer investimentos para dois jogos traz um risco maior. Tudo isso se decide na última rodada. Queríamos ter encaminhado hoje, mas não conseguimos fazer.
O que não gostou do time hoje
- Temos de matar o jogo quando tem oportunidades quando nós tivemos. Talvez tenha sido um dos jogos com mais oportunidades claras de definir o jogo. Tem de definir. É muito difícil chegar naquela condição de ficar cara a cara com o goleiro. Tem de matar o jogo.
Expulsão no segundo tempo
- Até fiz questão que o árbitro me dissesse, porque eu não sabia exatamente o que tinha acontecido. Por isso o esperei. Ele disse que eu desrespeitei a arbitragem. Não sei onde desrespeitei. Reclamei como todo mundo estava reclamando naquela hora.
VEJA TAMBÉM
- FUTURO INCERTO! Joia do Corinthians ainda não renovou com o Corinthians e foi afastado do elenco
- ÍNDICIO SUSPEITO! Guilherme Arana marca presença em show no camarote da patrocinadora do Corinthians; Entenda
- LEMBRA DELE? Antônio Oliveira elogia trabalho no Corinthians e diz que a qualidade do elenco não é de hoje
3570 visitas - Fonte: Globo Esporte
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas