No domingo, o Corinthians tem uma parada complicada na sua arena: enfrenta o Grêmio, às 19h30. Após vencer o Goiás no Mangueirão, os alvinegros agora precisam triunfar frente ao Tricolor para ficar ainda mais pertos de uma vaga na Taça Libertadores da América do próximo ano. O programa "É Gol!!!" resgata do arquivo em confronto entre as duas equipes, no campeonato de 1998, que terminou com título do Timão
Quem abriu o placar do jogo foi Edílson, o Capetinha, aos 33 do primeiro tempo. Após tabela com Marcelinho Carioca, o atacante recebeu na grande área, e com um toque de muita categoria deslocou o goleiro Danrlei para balançar as redes.
Apenas no segundo tempo aconteceram os outros dois gols. O Grêmio chegou ao empate aos 26, com Rodrigo Mendes. O lateral Roger fez um cruzamento bem alto, mas a bola caiu exatamente onde estava Zé Alcino, que escorou para Rodrigo pegar de primeira, num sem pulo, marcando um golaço com uma bomba.
Marcelinho Carioca definiu vitória para o Corinthians de pênalti
Mas foi o Corinthians quem garantiu a vitória, com Marcelinho Carioca, aos 45 minutos. O zagueiro Rivarola meteu a bola na bola e Márcio Resende de Freitas marcou pênalti. O Pé de Anjo cobrou no lado esquerdo e deu a vitória ao Timão, por 2 a 1.
A partida, válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro de 1998, aconteceu no dia 5 de agosto. Com a vitória, o Corinthians deu sequência ao início da sua boa campanha, que terminou com título.
A final foi realizada contra o Cruzeiro. Das três partidas, duas terminaram empatadas. Na terceira, os paulistas venceram por 2 a 0.
Marcelinho Carioca não apenas marcou o gol da vitória contra o Grêmio como foi um dos destaques na campanha de 98. Revelado no Flamengo, o meia passou pelo Corinthians em três oportunidades (de 1994 a 1997, de 1998 a 2001 e em 2006). Ao todo, são 431 jogos e 206 gols, a maioria de bola parada.
Àquela altura, o Grêmio completava seu quarto jogo sem somar ponto. O Tricolor gaúcho permaneceu na lanterna da competição até a sexta rodada. Mas com uma recuperação ao longo da primeira, o clube terminou a etapa classificatória em oitava, se classificando para as quartas de final, onde foi eliminado justamente pelos corintianos.
Corinthians: Nei; Rodrigo, Gamarra, Batata e Silvinho; Vampeta, Rincón, Gilmar Fubá (Romeu) e Marcelinho Carioca; Edílson e Mirandinha (Didi). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
Grêmio: Danrlei; Valmir, Djair, Scheidt, Rivarola e Roger Machado; Luiz Carlos Goiano, Fabinho e Palhinha (Rodrigo Mendes); Guilherme Alves (Tinga) e Zé Alcino (Clóvis Cruz). Técnico: Tonho.