Mano Menezes ouviu muitas perguntas sobre as contas do Corinthians para a classificação à Copa Libertadores da América de 2015, na entrevista concedida nesta sexta-feira, e não quis projetar números. O técnico preferiu comemorar o fato do time depender só das próprias forças e se concentrar no importante duelo com o Grêmio, marcado para domingo.
"Não tem sentido ficar fazendo suposições. Depende só da gente manter a nossa posição. A melhor coisa que existe, quando chega o momento de decisão, é saber que vai depender só do que você fizer como equipe. A gente conquistou isso e precisa fazer de tudo para não deixar escapar", afirmou.
Com a sequência de três vitórias que engatou, o Corinthians chegou aos 63 pontos e assumiu a terceira colocação. Um dos times deixados para trás foi o Grêmio, que ficou estacionado nos 60. Por isso, derrotar os gaúchos é a meta de Mano, não os quatro pontos que já foram mencionados como suficientes para garantir a vaga no torneio continental.
"Não gosto muito de fazer contas. Gosto muito de fazer vitórias. Esse negócio dos quatro pontos depende de contra quem você faz. Se não fizermos contra o Grêmio, por exemplo, e fizermos depois, talvez não seja suficiente. É preciso ter cuidado com essa matemática porque a coisa não é tão fria assim", comentou o treinador.
Depois de receber o concorrente direto em Itaquera, o Corinthians fará visita ao Fluminense, que poderá chegar ao embate eliminado da disputa por uma vaga. A campanha alvinegra no Campeonato Brasileiro será encerrada em casa, contra o hoje lanterna Criciúma.
A depender dos resultados, será possível brigar pela segunda colocação. A equipe alvinegra está três pontos atrás do vice-líder São Paulo - que leva vantagem em eventual empate - e terá vaga direta na Copa Libertadores se ultrapassar o rival na tabela.
Antes de pensar na caça ao time do Morumbi, Mano espera assegurar presença na fase prévia da principal competição sul-americana. "Você tem sempre que buscar o melhor, mas com os pés no chão. Primeiro, vamos trabalhar para conquistar a vaga. Se der depois para conquistar a vaga direta, vamos buscar também."
Corinthians embalou na Série B e está perto de vaga na Libertadores 2015
Foto: Alexandre Schneider / Getty Images