18/11/2014 08:49

Em Uberlândia, Orlândia e Timão fazem semi no duelo Vinicius x Neto

"Filhos ilustres" da maior cidade do Triângulo Mineiro, jogadores dividem o protagonismo e a preferência da torcida local na partida entre as equipes

Em Uberlândia, Orlândia e Timão fazem semi no duelo Vinicius x Neto
Vinicius x Neto: duelo de uberlandenses ilustres

Município mais populoso do interior de Minas Gerais, Uberlândia "produziu" dois dos maiores ídolos do futsal brasileiro na atualidade. Bicampeão mundial com a seleção e considerado o atleta mais respeitado da modalidade, Vinicius viveu boa parte da infância na principal cidade do Triângulo Mineiro.

Na mesma Uberlândia, nascia em 1981 o fixo Neto, campeão do mundo em 2012 e atual melhor jogador do planeta. Coincidência do destino, Vinicius e Neto voltam à cidade de origem para duelarem pela semifinal da Liga Futsal.

De um lado, estará o mandante Orlândia, do ex-capitão da seleção. Do outro, o Corinthians do defensor autor do gol do título mundial em 2012. A partida será no ginásio Sabiazinho, às 21h40 desta terça-feira.

Na outra semi, o Sorocaba, de Falcão, enfrenta o Jaraguá às 19h50, em Paulínia (SP). Os dois jogos terão transmissão ao vivo do SporTV.

- Pelo terceiro ano seguido vamos fazer uma semifinal de Liga Futsal contra o Corinthians. Os elencos mudaram um pouco, mas o contexto é o mesmo. Espero que consigamos vencer em Uberlândia, porque eles têm a vantagem de decidir em casa, além de poderem jogar por um empate na prorrogação em caso de dois resultados iguais - comentou Vinicius.

Neto tem posição semelhante, só que pela ótica corintiana. Nas duas últimas temporadas da Liga Futsal, o Timão acabou eliminado pelo Orlândia na semifinal.

- Temos que tentar um resultado favorável no primeiro jogo, para não passarmos o sufoco que passamos contra o Carlos Barbosa (derrota no jogo de ida das quartas e vitória no tempo normal e prorrogação da partida de volta).

Talvez eles percam um pouco do fator quadra, levando o jogo para Uberlândia, mas nós não podemos nos ligar nisso e temos que jogar para vencer - destacou.

Uberlândia dividida

Por conta da baixa capacidade do ginásio Maurício Leite de Moraes, em Orlândia (SP), o time alvigrená teve de buscar uma nova praça esportiva para mandar os seus jogos das duas últimas fases da Liga. Em 2012 e 2013, o local escolhido foi a Arena Paraíso, em São Sebastião do Paraíso (MG), que passou por problemas em seus laudos de segurança no ano passado, o que por muito pouco não ocasinou no adiamento da grande final.

Para este ano, a diretoria orlandina optou por levar os jogos da equipe para Uberlândia, mesmo com os 210 km de distância entre as duas cidades.



Neto (camisa 11) e Vinicius (com a taça) consuistaram juntos o Mundial de 2012

Nascido em Cuiabá (MT), Vinicius viveu quatro anos de sua infância em Uberlândia. Filho de militar, mudou diversas vezes de residência quando ainda não era jogador profissional de futsal.

Após a aposentadoria do seu pai, no entanto, sua família fixou-se em Uberlândia, cidade que o ala de 36 anos visita sempre que está de folga ou de férias.

- Meu pai retornou para Uberlândia em 2001, então a minha família toda veio para cá. Estou sempre aqui quando posso - contou Vinicius, que chegou a Uberlândia neste domingo com a delegação do Orlândia.

A relação de Neto com a cidade mais populosa do interior de Minas Gerais vai um pouco mais além. Nascido em Uberlândia, ele deixou o município em 1998, aos 17 anos, para integrar a equipe juvenil do Atlético-MG.

Para Vinicius, o fato de o rival desta noite ter vivido mais tempo na cidade pode pesar no que diz respeito à preferência do público que comparecer ao Sabiazinho nesta terça.

- Acho que a torcida de Uberlândia vai ficar mais do lado do Neto, porque ele passou mais tempo da vida aqui - comentou o camisa 77 do Orlândia, para a discordância de Neto: - Acho que a torcida vai ficar dividida, porque o Vinicius tem as suas origens em Uberlândia, e muitos torcedores de clubes rivais do Corinthians devem ir ao jogo torcer contra a gente - lembrou.

Juntos no Atlético-MG e na seleção
Além da seleção brasileira, onde atuaram juntos por quase uma década - Vinicius aposentou-se da amarelinha após o Mundial 2012 e hoje atua apenas por clubes -, os rivais desta noite foram companheiros no Atlético-MG. Em 1998, Neto aportou no Galo para integrar a equipe juvenil, mas chegou a treinar diversas vezes com Vinicius, que já era profissional.


Vinícius busca o tricampeonato da Liga pelo Orlândia

- Nossa convivência já era muito boa desde aquela época e dava para ver que o Neto seria um grande jogador - elogiou Vinicius.

O ponto alto da convivência entre a dupla aconteceu em 2012. Integrantes da seleção brasileira que disputou o Mundial daquele ano, na Tailândia, os dois tiveram papel relevante na conquista do hepta.

Se a Vinicius coube o papel de ser capitão da equipe, o destino reservou a Neto a autoria do gol do título na final contra a Espanha. O momento especial vivido na Tailândia, faz os jogadores carregarem uma eterna admiração um pelo outro.

- Só tenho elogios a fazer ao Vinicius. É um cara que foi muito importante na minha carreira. Vinicius sempre foi um jogador exemplar, não à toa é considerado um líder nato e um dos mais respeitados no mundo do futsal - destacou Neto.


Neto, com Henrique, filho de Vinicius: respeito mútuo entre os atletas

A recíproca do capitão do hetpa é verdadeira:
- Gosto muito do Neto e o admiro muito como pessoa. Nunca fomos de sair juntos nas folgas, mesmo porque, na maior parte do período que convivemos na seleção, ele ainda era solteiro e eu sou casado, então os programas eram diferentes.

Mesmo assim, tenho um carinho e uma admiração enorme por ele e espero que vença o melhor nessa semifinal - finalizou Vinicius.

Sorocaba e Jaraguá fazem a outra semi
O outro confronto da semifinal será entre Sorocaba e Jaraguá, que se enfrentam às 19h50 no ginásio Agostinho Favaro, em Paulínia. O duelo será mais um reencontro do craque Falcão com a equipe que defendeu entre 2003 e 2010.

Com a camisa do Jaraguá, o ala conquistou as Ligas de 2005, 2007, 2008 e 2010. No encontro entre as equipes na primeira fase, Falcão foi homenageado ao ter os seus pés colocados na calçada da fama de Jaraguá do Sul.

A partida de volta acontece na próxima segunda-feira na Arena Jaraguá. Por ter a melhor campanha, o time catarinense tem a vantagem do empate na prorrogação em caso de vencedores diferentes nas partidas ou duas igualdades. Jogando por diferentes clubes, Falcão vem conquistando a Liga seguidamente desde 2010.


VEJA TAMBÉM
- PODEM JOGAR! Corinthians inscreve reforços para a Sul-Americana; Centroavante fica de fora
- VAI VOLTAR? Lateral esquerdo avança em recuperação
- ROTINA INTENSA! Memphis se prepara para estrear pelo Corinthians









5097 visitas - Fonte: SporTV.com

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Sudamericana

Ter - 21:30 - Governador Plácido Aderaldo Castelo -
X
Fortaleza EC
Corinthians

Brasileiro

Sáb - 21:00 - Nilton Santos
2 X 1
Botafogo
Corinthians
publicidade
publicidade
publicidade