15/11/2014 10:50
Jogos Marcantes: empate com Bahia na Fonte Nova leva Timão à final do Brasileirão
Corinthians jogará contra o rival baiano neste domingo no mesmo palco em que se classificou para a decisão em que conquistaria um título inédito na época
Ricardo Corrêa/Placar
O Corinthians reencontrará o Bahia na Fonte Nova neste domingo (16), em partida válida pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Confronto e estádio que geram muitas boas lembranças para a Fiel. Foi justamente um jogo contra o Bahia na Fonte Nova que garantiu a classificação para a final do Brasileirão de 1990 para o Timão, abrindo caminho para uma conquista inédita na época.
As duas equipes jogaram a segunda partida das quartas de final do Brasileirão 90 em Salvador, no dia 09 de dezembro. O Timão havia vencido o primeiro jogo por 2 a 1, no Pacaembu. Por isso, tinha a vantagem do empate. Mas por ter feito melhor campanha, o Bahia precisava de uma vitória simples.
A Fonte Nova estava lotada. O Bahia tinha sido campeão brasileiro em 1988 e via a chance do bicampeonato brasileiro dois anos depois. Antes do jogo, nas entrevistas do gramado, o atacante do time da casa, Charles -- que coincidentemente é o atual técnico da equipe baiana --, disse como o mandante pretendia atuar na partida contra o Corinthians: jogando em cima do Timão, marcando em cima, pressionando desde o primeiro minuto.
O Bahia deu a saída e chutou logo aos 12 segundos. Foi um chute muito distante do gol, mas parecia dar a mostra de que o Corinthians seria sufocado. Apesar do recado, o Alvinegro conseguiu controlar a partida. Teve algumas chances no primeiro tempo, como uma falta batida por Neto e um chute dentro da área de Paulo Sérgio, que foi espalmado para escanteio pelo goleiro Chico. Os donos da casa atacavam, mas sem grande perigo.
Com a vantagem do empate, o Corinthians ainda quase marcou um gol que o deixaria ainda mais perto da final. Tupãzinho e Fabinho -- a dupla do inesquecível gol do título alguns dias depois -- tabelaram perto da área, e o então camisa 7 invadiu a área para chutar. Chico evitou que o Timão abrisse o placar.
A pressão do Bahia por um gol aumentava nos últimos minutos. Em uma falta cobrada na área, o lateral Gilvan cabeceou, encobrindo Ronaldo. Mas a bola iria para fora. Mesmo assim, para não dar chance ao azar, Marcelo afastou para fora, mandando para escanteio.
Mesmo com toda a pressão cogitada no início, mesmo com a Fonte Nova lotada, não houve quem tirasse a vaga do Corinthians. Empate por 0 a 0, e classificação para a final contra o São Paulo. Uma história que toda a Fiel sabe como acabou.
VEJA TAMBÉM
- ACORDO ALINHADO! Pogba acertado, quer jogar no Corinthians. Timão conseguiu aporte financeiro da contratação?
- DESPEDIDA DE UMA LENDA! Multicampeão se despede e faz dois gols em jogo de despedida pelo Corinthians.
- VAI TRAZER OUTRO ASTRO? Memphis discute possível transferência com diretor do Corinthians e anima torcedores.
3381 visitas - Fonte: Site Ofcial
Mais notícias do Corinthians
Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas