14/11/2014 17:44

A rica história do Fort Lauderdale Strikers, time que recepcionará o Timão nos EUA

O Corinthians treinará no CT da equipe que nos anos 70 e 80 teve estrelas como Gordon Banks, Gerd Muller, George Best, Marinho Chagas e Cubillas

A rica história do Fort Lauderdale Strikers, time que recepcionará o Timão nos EUA
Reprodução: strikers.com


O Corinthians será recepcionado no início da pré-temporada de 2015 nos Estados Unidos por uma equipe com uma marca que tem grande história no futebol da terra do Tio Sam: o Fort Lauderdale Strikers. O time com esse nome fez enorme sucesso no fim dos anos 70 e começo dos 80, com craques como o alemão Gerd Muller, o norte-irlandês George Best, o inglês Gordon Banks, o brasileiro Marinho Chagas e o peruano Teófilo Cubillas.

A história do Fort Lauderdale Strikers começou no ano de 1977. Nos esportes americanos, os times são tratados como franquias, podendo mudar de cidade conforme o momento. O que era Washington Darts em 1967 virou Miami Gatos em 1972 e Miami Toros em 1973. Quatro anos depois, decidiram sair de Miami e foram para uma outra cidade do estado da Flórida: Fort Lauderdale. Foi então que começou a era de ouro da equipe, que coincidia com uma grande época do futebol dos Estados Unidos.

O Fort Lauderdale Strikers jogava a North American Soccer League (NASL), o principal campeonato de futebol dos EUA. Em 1977, quando foi o time foi criado com esse nome, o esporte no país teve um boom, graças ao New York Cosmos. Com contratações de jogadores como Pelé, Franz Beckenbauer e Carlos Alberto Torres, a popularidade do esporte da bola redonda explodiu na nação da bola oval.

Este caminho foi seguido pelo Fort Lauderdale Strikers, que contratou ídolos como Gordon Banks, autor do que muitos consideram a maior defesa da história das Copas do Mundo em cabeçada de Pelé em 1970; Gerd Muller, que antes de Klose e Ronaldo, era o maior artilheiro de todas as Copas; George Best, considerado o melhor jogador do futebol britânico de todos os tempos. Ainda tinha nomes como o Marinho Chagas, um dos maiores laterais esquerdos do futebol brasileiro, e Teófilo Cubillas, apontado como o melhor jogador da história do Peru.

Com estrelas desse porte, o Fort Lauderdale Strikers enchia o Lockhart Stadium, que teve de aumentar de tamanho por causa da grande demanda: de 8 mil foi para 11 mil e passou para 15 mil. Quando o assunto é torcida, a equipe possui um recorde. Uma partida contra o New York Cosmos atraiu 77.691 pessoas, que até hoje é o maior público da história do futebol dos EUA.

O melhor momento do Fort Lauderdale Strikers se deu no ano de 1980, quando a equipe chegou até a final da NASL, chamada Soccer Bowl, em que foi derrotada para o New York Cosmos.

Nos tempos atuais

Depois da época de ouro, a franquia resolveu mudar de cidade em 1984, e o Strikers foi para Minnesota, nunca mais alcançando os tempos de glória. Só que 30 anos depois, a história desse time seria revivida.

Tudo começou com o Miami FC, equipe criada em 2006 e que teve no início dois jogadores bastante conhecidos no Brasil: Romário e Zinho. Após ficar cinco anos em Miami, o time se mudou para Fort Lauderdale e, como forma de homenagem, decidiu trocar de nome, tornando-se Fort Lauderdale Strikers FC.

Foi recriada toda a estrutura de 30 anos atrás. A equipe joga no mesmo Lockhart Stadium, hoje com capacidade para 20 mil pessoas. Os uniformes são idênticos, listrados em vermelho e amarelo. O campeonato que disputam é a NASL. E dá as mesmas alegrias para os torcedores como nos anos 70 e 80.

Nesta temporada, o Fort Lauderdale Strikers chegou à final da NASL pela segunda vez nos últimos quatro anos. A decisão contra o San Antonio Scorpions será disputada neste sábado (15), no Toyota Field, na cidade de San Antonio, no Texas.

Rica história, ídolos, recordes de público, presença em decisões. Corinthians e Fort Lauderdale Strikes têm muito mais em comum do que se imaginava, e essa parceria será vista em janeiro de 2015, quando o Timão usará toda a estrutura da equipe dos Estados Unidos para treinamento na primeira parte da pré-temporada do ano que vem.


VEJA TAMBÉM
- CAVOU A VAGA! David Luiz revela interesse em jogar pelo Corinthians
- COMUNICOU SAÍDAS! Corinthians não segurará dupla em caso de propostas Pedro Henrique e Pedro Raul
- REFORÇO DE SELEÇÃO! Investimento significativo: Corinthians sonda contratação meia uruguaio









3408 visitas - Fonte: Site Oficial

Mais notícias do Corinthians

Notícias de contratações do Timão
Notícias mais lidas

Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Enviar Comentário

Para enviar comentários, você precisa estar cadastrado e logado no nosso site. Para se cadastrar, clique Aqui. Para fazer login, clique Aqui ou Conecte com Facebook.

Últimas notícias

publicidade

Paulista

Ter - 21:00 - Nabi Abi Chedid -
X
RB Bragantino
Corinthians

Brasileiro

Dom - 16:00 - Arena do Grêmio
0 X 3
Gremio
Corinthians
publicidade
publicidade
publicidade