O Corinthians arrancou um empate no último lance e somou um ponto na noite deste sábado, na Arena Corinthians, após o 2 a 2 com o Coritiba. Ainda assim, o Timão deixou em campo na bronca com a arbitragem, especialmente pela decisão do árbitro Jean Pierre Gonçalves, que voltou atrás depois de ter marcado um pênalti a favor do time de Mano Menezes.
O comentarista André Loffredo, que considerou o lance interpretativo, comparou a jogada com outra polêmica, protagonizada por Ronaldo quando defendia o clube em 2010.
- Já marcaram pênalti assim para o Corinthians em Campeonato Brasileiro e ninguém voltou atrás.
O pênalti no Ronaldo, em 2010, foi bem semelhante. É questão de interpretação. Na hora (neste sábado), o árbitro interpreta como pênalti, uma carga nas costas, e o árbitro do fundo, que está melhor colocado, diz que não.
Acho justo, ele tem todo direito de conversando com o auxiliar chegar a uma outra conclusão. Enquanto o pênalti não for batido, ele muda a posição quantas vezes quiser - afirmou.
A polêmica aconteceu aos 15 minutos do primeiro tempo, quando a partida ainda estava empatada em 0 a 0. O árbitro marcou pênalti de Welinton em Luciano e desmarcou após conversa com o auxiliar que fica atrás do gol.
O comentarista Diogo Olivier elogiou Jean Pierre pela atitude.
- Ele acertou ao voltar atrás, pode fazer isso, sim, se é em nome de algo que ocorreu na opinião dele - afirmou.
Na sequência, o time paranaense cresceu na partida.
Robinho colocou o Coxa na frente aos 24 e Alex ampliou, aos 31. O Corinthians reagiu no primeiro minuto do segundo tempo, com Elias, mas o gol de empate, marcado por Bruno Henrique, saiu somente aos 49.
Os jogadores do Timão, que fecha a rodada na sétima colocação, deixaram o campo reclamando da arbitragem.
Em 2010, no lance relembrado por André Loffredo, quem ficou na bronca foi o Cruzeiro.
Em lance semelhante, e considerado duvidoso, Ronaldo ficou no chão após dividida com Gil e o árbitro Sandro Meira Ricci marcou pênalti e expulsou o zagueiro. Ronaldo cobrou e garantiu a vitória corintiana, aos 42 minutos do segundo tempo (veja como foi o jogo).
Os dois estavam na briga pelo título. O Cruzeiro foi vice e o Timão ficou em terceiro. O troféu ficou com o Fluminense.
Jean Pierre assinalou pênalti a favor do Corinthians e dermarcou em seguida