Mano Menezes e Mário Gobbi juntos: substituto pode vir em breve (Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians)
Sem renovar contrato com o técnico Mano Menezes, o presidente Mário Gobbi vai marcar uma reunião com os candidatos à presidência do Corinthians para tentar um consenso e acertar com um novo treinador ainda em dezembro, antes das eleições, que serão realizadas em fevereiro. A intenção é acelerar o planejamento da próxima temporada e evitar que a preparação do clube seja realizada apenas pelos auxiliares-técnicos. O Timão terá um período de 12 dias nos EUA, em janeiro, com treinos e dois amistosos.
Atualmente, apenas Roberto de Andrade, da situação, está oficializado no pleito. O ex-diretor social Ilmar Schiavenato também anunciou candidatura, mas ainda não registrou a chapa, enquanto a oposição ainda define o nome para concorrer – provavelmente Paulo Garcia.
– Vamos tentar fazer um consenso entre os candidatos. Se houver o consenso, contrataremos este técnico, caso contrário, iremos fazer a pré-temporada com a equipe que está trabalhando agora – afirmou Elie Werdo, vice de Gobbi.
O atual presidente afirmou anteriormente que a pré-temporada seria comandada pelo auxiliar Sylvinho. A pressão interna por um planejamento mais claro fez Mário Gobbi ajustar seus planos. A tendência é que o contrato de Mano não seja mesmo renovado. Tite é o preferido de Roberto de Andrade, enquanto a oposição tem outros nomes em pauta. Uma possível classificação para a Taça Libertadores não deve mudar o planejamento.
No primeiro semestre, uma reunião no Conselho Deliberativo do clube colocou em votação um pacote que, entre outras mudanças, previa a alteração da data das eleições para o fim de 2014. Assim, o Corinthians evitaria a situação que vive hoje, com um técnico que sabe que não vai ficar e um planejamento ainda indefinido para a próxima temporada.
Por enquanto, Mano tem participado do esboço desse planejamento. Ele dá palpites sobre jogadores e ajuda o gerente de futebol Edu Gaspar a direcionar os esforços em nomes específicos.