O primeiro passo para a trajetória vitoriosa do Corinthians foi dado em 1914, quando o Timão venceu o Campeonato Paulista, primeiro título da história do clube. Com campanha de 10 vitórias em 10 jogos, foi a conquista que iniciou hegemonia alvinegra em estaduais que dura até hoje.
Se os campeões já não estão mais aqui para contar as histórias, os parentes dos jogadores carregam as lembranças com muito orgulho. Amílcar Barbuy Filho, filho de Amílcar, contou sobre a importância daquele título para a história do Corinthians “Para nós foi muito bom, por que na realidade era um time novo que estava crescendo e isso era muito importante, já que na primeira disputa da liga a equipe já conquistou o título, de maneira invicta” disse o senhor de 89 anos.
Além de jogador, Amilcar foi o quinto técnico que mais dirigiu o Timão
Ele falou também que seu tio, Hermógenes Barbuy, foi quem desenhou o primeiro escudo do Corinthians. “O meu tio desenhou o primeiro símbolo do Corinthians. Ele era desenhista gráfico, coisa que eu fui também. Então ele fez aquele primeiro, sem o círculo, o segundo já com o círculo e o terceiro e talvez o quarto. Depois quem complementou o escudo foi um pintor famoso, conhecido como Rebolo, que por sinal jogou nos segundos quadros do Corinthians”, conta o herdeiro da família Barbuy.
Amílcar nos contou também que seu pai foi um dos primeiros corinthianos, já que naquele período o futebol estava começando a se profissionalizar. “Ele não tinha pra quem torcer, mas tinha pra quem jogar. Eu já nasci corinthiano, meu pai não, ele se tornou corinthiano”, disse.
Amílcar Barbuy jogou pelo Timão entrou em campo 219 vezes com o manto Alvinegro entre 1913 e 1923. Foi o primeiro jogador do clube a ser convocado para a Seleção Brasileira, além de ser hoje o quinto treinador que mais comandou o Corinthians: 239 vezes.